DECLARAÇÃO DE POLÍTICA ERASMUS+

A Internacionalização é uma aposta estratégica da nossa Instituição. Para afirmar este compromisso institucional a Expansão Internacional integra o nosso Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) como um dos principais Vetores de Desenvolvimento do ISEC Lisboa (vede 4 – PDE 2017-2020 pág. 32 e seguintes) e continuará a sê-lo no próximo PDE 2020-2024. A internacionalização é assim, uma prioridade transversal a diferentes projetos de atividades do instituto, desde a oferta formativa envolvendo desde consórcios com Instituições de Ensino estrangeiras, às práticas de I&DT e ao estabelecimento de parcerias externas com vista ao desenvolvimento e enriquecimento do nosso Projeto Educativo, Científico e Cultural.

Como pode ser constatado no nosso PDE no link acima indicado, o Vetor de Desenvolvimento Estratégico de Expansão Internacional foi desdobrado em 2 grandes Objetivos Estratégicos:

  • OE1 - COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ENSINO E I&DT - Reforçar a mobilidade internacional de docentes, investigadores e estudantes, intensificando e expandindo a rede de Cooperação Internacional;
  • OE2 - PARCERIAS ESTRATÉGICAS INTERNACIONAIS - Fortalecer as parcerias estratégicas internacionais ao nível da CPLP e da América Latina.

Estes Objetivos Estratégicos estão divididos em diferentes Objetivos Operacionais os quais por sua vez são implementados por realização de diversas ações implementadas e que aqui não podemos descrever por manifesta falta de espaço, mas que podem ser acedidas no link indicado. A adesão ao Programa Erasmus+ e a obtenção da respetiva Carta Erasmus 2020-2027 será uma das principais vias para alcançar a consubstanciação e o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos e consequentemente contribuir para o desenvolvimento e modernização institucional.

Em conformidade com estas linhas orientadoras a nossa Declaração da Política Erasmus é sustentada pela nossa firme convicção da imprescindível integração no espaço europeu de ensino superior, a adoção dos princípios inerentes à mobilidade de estudantes, docentes e staff e o reconhecimento da importância do conhecimento e da cooperação internacional ao nível das políticas europeias que oferecem ao ISEC Lisboa oportunidades únicas de expansão e crescimento institucional.

Por outro lado, a nossa adesão ao Programa Erasmus é uma via que consubstancia a nossa contribuição e o nosso comprometimento na construção de um ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO (EEE) e que permitirá a completa observância da missão do ISEC Lisboa enquanto Instituição de Ensino Superior (IES), a qual assenta essencialmente na realização integral da pessoa através do desenvolvimento do ensino e da investigação com elevados padrões de qualidade, adotando uma visão personalista do Homem e uma consciência de responsabilidade social formando cidadãos com uma plena consciência da sua identidade europeia, do seu património cultural e da sua diversidade, em linha com os valores assumidos pela nossa Instituição.

A nossa adesão aos Princípios subjacentes à criação de um EEE de Educação comum é bem patente, uma vez mais, quer no principal documento orientador da nossa Instituição, quer no compromisso institucional, desde a Gestão de topo que atravessa todos os restantes níveis do ISEC Lisboa.

Assim, o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2021- 2024 tem como um dos seus Pilares (i) A Digitalização e o Ensino Digital ao abrigo do qual o desenvolvimento de competências digitais e a aposta no desenvolvimento de competências para uma sociedade Digital são o fio de prumo que guiará a nossa ação neste domínio.

Outro Pilar no nosso PDE 2021-2024 (ii) Interações para a Internacionalização assenta, entre outras ações, no fomento da mobilidade e do reconhecimento de qualificações e no estabelecimento de parcerias estratégicas com instituições congéneres europeias, com enfase no publico mais carenciado e na aprendizagem ao longo da vida. Outros dois Pilares de sustentação do nosso PDE 21/24 são (iii) a sustentabilidade e (iv) ligação à Comunidade e Responsabilidade Social onde as questões de um ensino de excelência e inclusivo, com particular atenção à diversidade do público-alvo, bem como os aspetos relacionados com a sustentabilidade institucional, mas também as questões relacionadas com a sustentabilidade climática são guidelines para a nossa ação ao longo do próximo quinquénio.

A nossa firme adesão à construção do EEE bem como com os Princípios subjacentes ao Programa ERASMUS fica igualmente demonstrada pela nossa adesão à ALIANÇA ODS Portugal, onde firmámos o nosso firme compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas estabelecidos para a Agenda 2030. Salientamos igualmente que o reforço das parcerias internacionais ao nível da CPLP e da América Latina mostram-se também de extraordinária relevância na projeção internacional do ISEC Lisboa.

Assim, a expansão internacional por via do fortalecimento da internacionalização do ISEC Lisboa continuará a ser uma aposta central que queremos consolidar e desenvolver. Também nesta dimensão é nossa firme intenção desenvolver novas parcerias e consolidar as existentes tendo por base as oportunidades oferecidas pelo Programa ERASMUS+.

Por fim, referimos que no ano letivo em curso 2019/20 o ISEC Lisboa adotou como Leitmotif de forma transversal a todos os domínios da sua atividade, o tema “Transformação Digital x Indústria 4.0”.

A profunda e alargada reflexão que dali tem resultado será a rampa de lançamento para a incorporação dos processos de digitalização nas várias dimensões da nossa atividade, incluindo a dimensão da internacionalização onde se adotam os Princípios inerentes ao ERASMUS WITHOUT PAPER. Referir ainda que neste âmbito a forte aposta no domínio das novas TIC e ferramentas digitais que nos permitirão a curto prazo um salto muito qualitativo, quer no domínio da mobilidade virtual (e mista), quer sobretudo na capacitação organizacional para enfrentar os desafios que o presente (e futuros) surto epidémico e pandémico possam voltar a colocar-se-nos. 

VERSÃO PDF