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A educação digital é o uso inovador de ferramentas e tecnologias digitais durante o ensino e a aprendizagem designada também por Technology Enhanced Learning (TEL). Explorar o uso de tecnologias digitais dá aos docentes a possibilidade de criar oportunidades de aprendizagem inovadora com recurso a metodologias ativas nos cursos que ministram, e estes podem assumir a forma de cursos e programas em regime blended ou totalmente online.

O ISEC Lisboa possui um ambiente tecnológico educacional, caracterizado pela alta modularidade e flexibilidade da utilização do serviço pelos alunos, da gestão dos cursos e do material didático.

Requisitos do processo de aprendizagem

A nossa plataforma visa criar um ambiente de aprendizagem de acordo com os padrões SCORM, onde o aspeto humano e pessoal predomine sobre o mero compartilhamento de informações, apesar da distância espacial e temporal.
Do ponto de vista metodológico, algumas plataformas de ensino a distância utilizam o método de "ensino aberto e a distância", ou seja, aprendizagem independente, mas os alunos podem receber apoio de aprendizagem de professores e tutores.
Embora este método de aprendizagem tenha também sido adotado por nós, a nossa plataforma é baseada principalmente na aprendizagem online e os alunos nunca estão sozinhos, mesmo que estejam separados pela distância espacial e temporal. Eles são ensinados e estimulados a interagir com os outros atores no processo de aprendizagem (alunos e equipa de docentes), criando o cenário para a partilha e colaboração. Os alunos podem vivenciar um histórico de socialização e aprendizagem, além da possibilidade de aprendizagem individual. Para isso, a nossa plataforma oferece aos alunos uma gama de ferramentas de colaboração online (fórum,videoconferência, submissão de trabalhos, entre outras) e aos professores e tutores ferramentas para monitorizar as atividades e personalizar os cursos de aprendizagem.

A comunicação é o centro da aprendizagem e é garantida pela transparência das informações e materiais presentes no sistema, além de solução tecnológica específica que visa melhorar a relação aluno/professor e substituir a ausência de elementos não verbais através do serviço de Help Desk gerido centralmente.

Requisitos de interação

As configurações da plataforma atendem às seguintes necessidades de aprendizagem, que são necessárias para criar um ambiente de aprendizagem eficaz:

» Interface amigável e intuitiva, para minimizar o impacto com uma realidade de alta tecnologia e fazer a sua utilização no processo de aprendizagem;
» Recebimento de materiais didáticos simples e padronizados para permitir aos professores usar o património cultural existente e a interação dos materiais didáticos em conformidade com os requisitos do SCORM;
» Ferramentas de interação entre os diversos atores do processo de aprendizagem online: tutores, alunos, especialistas. O nosso sistema oferece a possibilidade de utilizar ferramentas de interação e partilha como Fórum, Chat, espaço para partilha de materiais com os professores;
» Personalização do percurso de aprendizagem dos alunos. O nosso sistema oferece a possibilidade de iniciar cursos de aprendizagem personalizados auxiliados pelo Núcleo de Inovação Pedagógica;
» Interação com sistema tradicional de comunicação eletrónica para evitar interferências tecnológicas. O sistema oferece a possibilidade de informar os alunos sobre eventuais comunicações do seu curso de graduação através do envio de emails;
» Avaliação do percurso de aprendizagem. O sistema disponibiliza a possibilidade de criar uma gama de testes de escolha múltipla e questões abertas com autoavaliação, submissão de trabalhos, fóruns de discussão, entre outras funcionalidades de avaliação;
» Ferramentas de suporte do docente para monitorizar as interações dos alunos e a presença/participação nas atividades do curso de graduação, através de uma implementação de learning analytics.

A Plataforma

O ISEC Lisboa dispõe de uma plataforma LMS que oferece as seguintes funções:

» Aulas - Contêm materiais didáticos (repositório de documentos), que constituem o conteúdo estrutural da unidade curricular, de acordo com os padrões do SCORM e de apoio a testes de aprendizagem, divididos em aulas compostas por atividades e sessões de estudo. A produção desses materiais e, mais geralmente, a produção de conteúdos educacionais é confiada aos professores. O ISEC Lisboa oferece aos seus docentes instrumentos de apoio ao planeamento de seus próprios materiais didáticos.

» Testes - As aulas podem ser acompanhadas por testes iniciais, contínuos e finais, que podem ser vinculativos nas aulas subsequentes. Os testes são gerados na plataforma e as correções e avaliações podem ocorrer inclusive online.

» Monitorização - Permite o acompanhamento das atividades online dos alunos, sejam elas relativas ao acesso aos conteúdos (data e hora do login, percurso realizado, tempo de permanência, data e hora do logout), às atividades assíncronas (inscrição, número de intervenções, data e hora de cada login, documentos colocados na área privada), as atividades síncronas (inscrição, participação) e a avaliação relacionada do desempenho do aluno pelo moderador do evento (perguntas, respostas, data de início e término do teste, tempo de realização , nota obtida ou dada);

» Gestão - Contém ferramentas para administração, personalização e gestão de cursos e para a inscrição e gestão dos alunos;

» Comunicação assíncrona: a plataforma dispõe de ferramentas para comunicação e partilha entre os alunos, entre alunos e docentes, entre alunos e conteúdos, e entre alunos e serviços:
     » O email institucional – Alunos, professores, tutores e funcionários têm a sua própria caixa de correio;
     » Fórum - Alunos, professores e tutores podem sugerir assuntos para discussões e interagir em diferentes tópicos;

» Comunicação Síncrona - o sistema de elearning implementado (LMS Moodle) fornece um sistema de aprendizagem supervisionado e controlado. Garante aos alunos o sucesso da aprendizagem no tempo estimado de acordo com o valor das disciplinas em termos de créditos ECTS, suportado em duas ferramentas de comunicação síncrona:
    » Chat (Bate-papo) e Instant Messaging - para enviar mensagem de texto instantaneamente para os participantes do chat; os utilizadores podem enviar mensagem para todos os utilizadores do chat, para professores/tutores ou para um único utilizador;
     » Videoconferência - para sessões de comunicação visual entre dois ou mais utilizadores, independentemente de sua localização, com transmissão de conteúdo de áudio e vídeo em tempo real;

» Área privada - Permite que os alunos giram materiais de uso particular e/ou encaminhem para o professor e/ou tutor do curso. A área privada é um ambiente privado de “gestão de ficheiros”, que permite anexar documentos, notas, notas de aula que podem ser visualizadas e baixadas pelo único utilizador “proprietário” do espaço e/ou por possíveis papéis/figuras autorizados;

» Guia online - Instruções sobre o uso da plataforma, para a resolução de pequenas dúvidas sobre como se movimentar no ambiente de colaboração educacional.

Perfil do utilizador

Dependendo do utilizador, a nossa plataforma confere restrição/autorização no uso das ferramentas disponíveis. De momento, as funções do utilizador (tecnicamente chamadas de perfis) para aceder a plataforma são as seguintes:

  1. Administrador
    Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas disponíveis na plataforma; ele pode gerir totalmente o fluxo de criação e oferta dos cursos (unidades curriculares), monitorizar e controlar as atividades, fornecer conteúdos, gerir os utilizadores e seus perfis;
  1. Professor
    Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação das suas unidades curriculares. Ele pode entrar e modificar aulas usando ferramentas de apoio para projetar e criar seus materiais de aprendizagem. Ele pode gerir todas as comunicações com os alunos e aceder informações online sobre suas sessões de exame para presidir.

Recursos do perfil:

  • login e senha;
  • dados pessoais;
  • endereço de e-mail institucional;
  • disciplinas de ensino;
  • alunos atribuídos.
  1. Tutor
    Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação relativas à sua atividade de tutoria individual, à sua gestão e supervisão de grupos de aprendizagem.

Recursos do perfil:

  • login e senha;
  • dados pessoais;
  • endereço de e-mail;
  • alunos e salas virtuais;
  • Gestão de Programas Pessoais de Estudo de cada aluno atribuído,
  • lista de aula virtual (calendário e acompanhamento de reuniões online e presencial).
  1. Aluno
    Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação.

Recursos do perfil:

  • login e senha;
  • dados pessoais;
  • endereço de e-mail;
  • documentação de inscrição;
  • curso e unidades curriculares;
  • programa pessoal de estudo;
  • professores e tutores designados.

Qualquer outro utilizador (e perfis) pode ser introduzido com base em uma organização bem projetada e / ou aprendizagem projetada quando necessário.

Os direitos de acesso de cada perfil são a base de todo o sistema de gestão de identidade e acesso. Todos os dados, incluindo dados sensíveis, são processados em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com a Lei n.º 58/2019, de 08 de agosto.

 

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