- REQUISITOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A nossa plataforma visa criar um ambiente de aprendizagem em linha com os padrões SCORM, onde o aspeto humano predomine sobre a mera partilha de informações.
Metodologicamente, algumas plataformas de ensino a distância utilizam o método de "ensino aberto e a distância", ou seja, aprendizagem independente. Porém, os alunos podem receber apoio na aprendizagem, de professores e tutores. Embora este método de aprendizagem também tenha sido adotado pela instituição, a nossa plataforma é baseada principalmente na aprendizagem online sendo que os alunos nunca estão sozinhos, mesmo que separados fisicamente, sendo ensinados e estimulados a interagir com outros alunos e docentes. Para isso, a nossa plataforma oferece aos alunos ferramentas de colaboração online (e.g., fóruns, videoconferência, submissão de trabalhos, etc.) e aos professores e tutores mecanismos de monitorização e personalização dos cursos de aprendizagem.
A comunicação é o centro da aprendizagem sendo garantida pela transparência das informações e materiais presentes no sistema, apoiadas por tecnologias que procuram superar o hiato da ausência de elementos não-verbais na relação aluno/professor, melhorando-a, tais como Help Desk gerido centralmente. |
- REQUISITOS DE INTERAÇÃO
As configurações da plataforma atendem às seguintes necessidades pedagógicas, com vista a uma aprendizagem eficaz: |
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Interface amigável e intuitiva, para minimizar o impacto com uma realidade de alta tecnologia, facilitando o processo de aprendizagem; |
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Receção de materiais didáticos simples e padronizados de modo a tirar partido do património cultural existente, promovendo a conformidade com os requisitos do SCORM; |
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Ferramentas de interação entre os diversos atores do processo de aprendizagem online: tutores, alunos, especialistas. O nosso sistema oferece a possibilidade de utilizar ferramentas de interação e partilha como Fórum, Chat, espaço para partilha de materiais com os professores, entre outras; |
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Personalização do percurso de aprendizagem dos alunos. O nosso sistema promove cursos de aprendizagem personalizados apoiados pelo Núcleo de Inovação Pedagógica; |
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Interação com o sistema tradicional de comunicação eletrónica para evitar interferências tecnológicas, alertando os alunos via email sobre eventuais mudanças ou atualizações nos seus cursos. |
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Avaliação do percurso de aprendizagem. O sistema possibilita a criação de uma gama de testes de escolha múltipla e questões abertas com autoavaliação, submissão de trabalhos, fóruns de discussão, entre outras funcionalidades de avaliação; |
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Ferramentas de learning analytics, as quais apoiam o docente no acompanhamento das interações dos alunos assim como a presença/participação destes nas atividades do curso. |
- A PLATAFORMA
O ISEC Lisboa dispõe de uma plataforma LMS (Learning Management System) que oferece as seguintes funções:
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Aulas – Contêm materiais didáticos da unidade curricular, adequados aos padrões SCORM, divididos em aulas compostas por atividades e sessões de estudo. A produção desses materiais é confiada aos professores, sendo que o ISEC Lisboa oferece aos seus docentes instrumentos de apoio à construção dos materiais didáticos. |
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Testes – As aulas podem ser acompanhadas por testes iniciais, contínuos e finais, que podem ser vinculativos nas aulas subsequentes. Os testes são gerados na plataforma sendo que as correções e avaliações podem ocorrer online. |
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Monitorização – Permite o acompanhamento das atividades online dos alunos, sejam estas relativas ao acesso dos conteúdos (data e hora do login/logout, percurso realizado, tempo de permanência), ou a atividades assíncronas (inscrição, número de intervenções, data e hora de cada login, documentos na área privada), atividades síncronas (inscrição, participação) ou ainda de avaliação do desempenho do aluno pelo moderador
do evento (perguntas, respostas, data de início e fim do teste, tempo de realização, nota); |
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Gestão – Contém ferramentas para administração, personalização e gestão de cursos bem como para a inscrição e gestão dos alunos; |
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Comunicação assíncrona – A plataforma dispõe de ferramentas para comunicação e partilha entre os alunos,
e destes com docentes, conteúdos e serviços: |
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O email institucional – Alunos, professores, tutores e funcionários têm a sua própria caixa de correio; |
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Fórum – Alunos, professores e tutores podem sugerir assuntos para discussões e interagir em diferentes tópicos; |
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Comunicação Síncrona – O sistema de e-learning implementado (LMS Moodle) fornece aprendizagem supervisionada e controlada. Garante aos alunos o sucesso da aprendizagem no tempo previsto atendendo ao valor das disciplinas em créditos ECTS, suportado em duas ferramentas de comunicação síncrona: |
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Chat e Instant Messaging – para enviar mensagem de texto instantaneamente para os participantes do chat; os utilizadores podem enviar mensagem para todos os utilizadores do chat, para professores/tutores ou para um único utilizador; |
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Videoconferência – para sessões de comunicação visual entre dois ou mais utilizadores, independentemente de sua localização, com transmissão de áudio e vídeo em tempo real; |
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Área privada – Permite que os alunos façam a gestão de materiais de uso particular e/ou encaminhem para o professor e/ou tutor do curso. A área privada é um ambiente privado de “gestão de ficheiros”, que permite anexar documentos, notas, notas de aula que podem ser vistas e baixadas pelo utilizador “proprietário” do espaço e/ou por possíveis papéis/figuras autorizados; |
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Guia online – Instruções sobre o uso da plataforma, para a resolução de pequenas dúvidas sobre como se movimentar no ambiente de colaboração educacional. |
- PERFIL DO UTILIZADOR
Dependendo do utilizador, a nossa plataforma confere restrição/autorização no uso das ferramentas disponíveis. De momento, as funções do utilizador (tecnicamente chamadas de perfis) para aceder a plataforma são as seguintes: |
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1. |
ADMINISTRADOR
Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas disponíveis na plataforma; ele pode gerir totalmente o fluxo de criação e oferta dos cursos (unidades curriculares), monitorizar e controlar as atividades, fornecer conteúdos, gerir os utilizadores e seus perfis; |
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2. |
PROFESSOR Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação das suas unidades curriculares. Ele pode entrar e modificar aulas usando ferramentas de apoio para projetar e criar seus materiais de aprendizagem. Pode ainda gerir todas as comunicações com os alunos e aceder às informações sobre as suas sessões de exame. Recursos do perfil: |
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Login e senha; Dados pessoais; Endereço de e-mail institucional; Disciplinas de ensino; Alunos atribuídos. |
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3. |
TUTOR
Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação relativas à sua atividade de tutoria individual, à sua gestão e supervisão de grupos de aprendizagem. Recursos do perfil: |
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Login e senha; Dados pessoais; Endereço de e-mail; Alunos e salas virtuais; Gestão de Programas Pessoais de Estudo de cada aluno atribuído; Lista de aula virtual (calendário e acompanhamento de reuniões online e presenciais). |
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4. |
ALUNO Este utilizador pode aceder a todas as ferramentas de aprendizagem e informação. Recursos do perfil: |
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Login e senha; Dados pessoais; Endereço de e-mail; Documentação de inscrição; Curso e unidades curriculares; Programa pessoal de estudo; Professores e tutores designados. |
Qualquer outro utilizador (e perfis) pode ser introduzido com base numa organização bem projetada e / ou aprendizagem quando necessário. Os direitos de acesso de cada perfil são a base de todo o sistema de gestão de identidade e acesso. Todos os dados, incluindo dados sensíveis, são processados em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com a Lei n.º 58/2019, de 08 de agosto.
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