06 DE ABRIL DE 2021 | 21H00 | VIA ZOOM |
 Tema: "Participação Pública - Plataforma Água Sustentável". 

 

No âmbito da Unidade Curricular “Impacte Ambiental” do curso de Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente, irá ter lugar a palestra "Participação Pública - Plataforma Água Sustentável", proferida por Cláudia Sil, Rosa Guedes e Tereza Fonseca. As oradoras estão em representação da PAS - Plataforma Água Sustentável.

Esta palestra irá contribuir para os ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Água Potável e Saneamento) e 12 (Produção e Consumo Sustentáveis).

Cláudia Sil, Engenheira Biológica e Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade do Minho, é pós-graduada em Ciências do Mar e Recursos Marinhos pela Universidade do Porto e doutoranda em Ciências do Mar da Terra e do Ambiente pela UALG. É dirigente na Quercus Algarve e representante da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta na região do Algarve. É dinamizadora e porta-voz do movimento Plataforma “Salvar a Fábrica Confiança” em Braga, que congrega 22 associações culturais. É membro efetivo na Comissão de co-gestão do Parque Natural da Ria Formosa (representando as ONGA nacionais).

Rosa Guedes, licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Foi formadora, gestora de projetos e docente do ensino secundário e 2º e 3º ciclo. Cidadã ativa desde cedo, foi um dos elementos da Junta de Letras na crise estudantil de Coimbra (1969); ajudou a criar o sindicato dos professores (1974); pertenceu à Comissão de Moradores do Bairro do Rego (Lisboa, 1974); criou e foi presidente da Associação Ambiental Paz e Sossego; pertence à GlocalFaro desde 2009; fundadora da Plataforma Algarve livre de Petróleo; foi dirigente da CIVIS; é sócia da APRE, Associação Almargem e da DECO.

Tereza Fonseca, licenciada em Biologia Marinha e Pescas, com formação em Estatística, doutorada em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Especialidade Avaliação e Gestão de Recursos. Tem experiência profissional na área das pescas e conservação marinha, e atualmente tem uma bolsa de pós-doc num projeto de investigação sobre a pequena pesca no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, UAveiro. Sócia da Associação Almargem desde 1994, e tem vindo a colaborar em movimentos ambientais, como a Quercus Algarve, PALP, PONG-Pesca, Grupo Oceanos da LPN, GlocalFaro. Desde janeiro 2020, integra o grupo de trabalho da campanha #AÚltimaGota_Algarve.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Faça a sua inscrição no formulário abaixo.

 

Inscrições Encerradas.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS