O terceiro e último dia da 2ª edição do CISI - Congresso Internacional de Segurança Integrada, decorreu no passado dia 18 de novembro e foram abordados temas como a segurança na aviação e no trabalho.

Maria Fernanda Campos, Inspetora Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho, e Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil, presidiram a sessão de abertura deste último dia de CISI. O primeiro painel do dia "SEGURANÇA NA AVIAÇÃO - Novos Desafios" contou com a participação de vários oradores internacionais e debateu-se a proteção e segurança no mundo da aeronáutica.
O confronto entre "fator humanos vs fator eletrónico e digital" foi um dos aspetos principais a analisar neste painel. "Temos de pensar em pessoas, processos e tecnologias. Sem eles não conseguimos funcionar no mundo" referiu Tolentino Martins, Diretor do Gabinete de Cibersegurança NAV Portugal EPE, um dos oradores do painel que esteve acompanhado de Patrick Mana, EUROCONTROL Cybersecurity Program Manager and EATM-CERT Manager, e Timo Blunck, EUROCONTROL  ATM-CNS Security Expert, moderados pelo professor doutor Eurico Brito, docente do ISEC Lisboa.
Na segunda parte do dia debateu-se a "SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - Riscos Emergentes". Para explorar este tema foram convidados vários profissionais da área: João dos Santos Baptista, Diretor do Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Mafalda Troncho, Diretora Escritórioda OIT em Lisboa, Antonio Moreno Gómez, Diretor do Departamento de Prevenção de Riscos Laborais da Universidad de Extremadura, e Ioannis Anyfantis, Project Manager, EU-OSHA, via online. Entre vários temas abordados relativos à segurança no trabalho, coube ao professor doutor Victor Cardoso, docente do ISEC Lisboa, moderar este painel brilhante. Victor Cardoso salientou que "É imperioso que conheçamos o local e colegas de trabalho" e terminou o debate solicitando a participação de todos os que estavam presentes no auditório a fazerem alguns movimentos de ginástica laboral.
A 2ª edição do CISI teve na mesa de encerramento a Doutora Susana Casinha, Diretora-geral da APSEI e a Doutora Cristina Ventura, presidente do ISEC Lisboa , que fizeram um balanço positivo desta 2 edição do congresso, agradeceram às mais de 300 pessoas que tiveram presentes fisicamente e às demais que seguiram o evento emitido em streaming e relembraram que "A educação é a base do mundo".

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes no CISI, a todos os oradores e moderadores e à equipa de logística por juntos termos conseguido tornar esta edição inesquecível.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS