No próximo dia 29 de junho, pelas 14h30, vai haver uma apresentação/demonstração de ‘Risografia, a Impressão Sustentável’, organizada pela Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas, no âmbito do ciclo de CLIP Tools Workshops, com a participação da Riso Ibérica em Portugal. A demonstração terá lugar num estúdio móvel, posicionado junto do Print Research Lab.

 

Sabes o que é a Risografia?

 

A Risografia é um movimento artístico utilizado nos duplicadores Riso, como alternativa a outros processos de impressão como a serigrafia e com um resultado final muito semelhante, mas a baixo custo.

 

Com a Risografia podemos utilizar cores como o rosa e o cor-de-laranja fluorescentes, o dourado, o roxo, amarelo, preto, turquesa, entre outras cores. Podemos inclusivamente conseguir tons diferentes graças à sobreposição das tintas. É aqui que a Risografia se assemelha à serigrafia porque cada cor se imprime em separado, utilizando até um rolo parecido a stencil (Master, no caso da Riso) para reproduzir a imagem original. O aspeto final tem muitas parecenças com a serigrafia, porque fica com aspeto de “feito à mão”.

 

Não faltes e vem conhecer este movimento artístico, comparece à demonstração na próxima 4ª feira, 29 de junho!


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS