O ciclo de conferências Direito à Cidade resulta da ordem de trabalhos da Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma, sob a responsabilidade da Rede Unitwin, liderada pelo ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências.

Este ciclo de seminários reunirá temas de investigação relacionados com o direito coletivo à cidade, tais como: memória, urbanismo e património. Serão analisadas e promovidas as relações entre o direito à cidade e o direito à educação, os coletivos urbanos, os movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; A democracia e participação cívica com enfoque na participação das crianças e dos jovens na construção de políticas públicas na cidade. Será também um objetivo elevar a cidade como espaço de construção de identidades, a cidade como espaço para viver, aprender e contribuir para o enraizamento de pedagogias urbanas na sociedade.

Este ciclo de conferências decorrerá mensalmente - acontecerão todas as últimas quartas-feiras de cada mês, em modo online.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

29 DE NOVEMBRO (17:00 PT)

 ORADORES: 

 

 

Adriana Bragagnolo

É graduada em Pedagogia (1994), Mestre (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora de educação básica em redes públicas e privadas de ensino, especialmente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. É professora titular da Universidade de Passo Fundo, com docência nas áreas da linguagem, práticas de ensino, estágio e infância. Coordenou o Curso de Pedagogia (2016-2018) e o curso de especialização: Currículo e Infância (2014-2018). Atua na formação continuada de professores nos municípios da região. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Infância e participa do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPALFA/UPF). Realiza estudos sobre as temáticas: interação verbal e aprendizagem com crianças de educação infantil e anos iniciais; curricularização da extensão; criança e cidade. Atua como professora colaboradora do PPGECM/UPF. É avaliadora de projetos de Educação Básica da SEB/MEC. É Diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF e Vice-Presidente Nacional do Fórum Nacional de Extensão das universidades comunitárias. Coordena o projeto UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa. É delegada e membro fundador da Cátedra Unesco - Rede Unitwin - A Cidade que Educa e Transforma.

 

 

CARLA VASCONCELLOS

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou estância curta/período de estudos pós doutorais junto ao Departamento de Urbanística y Ordenación del Território da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Sevilha - Espanha (2017). Realizou Curso de Especialização em Territórios Colaborativos pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL (2018). Realizou período de estudos pós doutorais junto a Universidade Lusófona do Porto - Portugal (2020-2021). Arquiteta concursada do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, lotada na Secretaria de Habitação e Saneamento do Estado (2000-2014). Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo - UPF (2003-atual). Professora coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo - UPF. Participa do grupo de trabalh0 UPF: Cátedra Unesco “A cidade que educa e transforma”.

 

 

Rosana Farenzena

Fez graduação em Pedagogia, especialização em Alfabetização, Psicologia, Mestrado em Educação e Doutorado em Estudos da Criança, este último na Universidade do Minho, Portugal. Foi, por décadas, professora da rede pública estadual de educação do RGS. É professora titular do Instituto de Humanidades Ciências Educação e Criatividade (IHCEC), da Universidade de Passo Fundo, e integra o colegiado do Curso de Pedagogia. Dentre as principais disciplinas de atuação estão: Educação Lúdica e Corporeidade; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Jogos e Brincadeiras; Educação e Infância; Educação de Zero a Três Anos, bem como a orientação e supervisão de estágios curriculares e orientação de trabalhos finais de curso. Lançou e coordenou o Observatório da Juventude e de Violências nas Escolas, resultante de parceria UPF e Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. Foi representante institucional no Programa Interinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Básica - PIEB, que congregou as IES associadas ao Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas. Faz coordenação conjunta do Núcleo de Estudos em Infância do IHCEC/UPF, ainda coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas. Participa do Conselho Municipal de Educação, presta assessoria para redes municipais de educação e escolas. Desenvolveu e integrou pesquisas sobre o bullying escolar, transporte ativo para a escola e trata, com profundo interesse, das questões do brincar livre; criança e natureza; criança e cidade; espaços de recreio, escolas da floresta e escolas verdes. Mantém vívida a sua criança interior, reinventa-se como princípio e está no mundo com uma perspectiva sistêmica, o que considera aprendizados de valor. Participa do grupo de trabalho UPF: Cátedra Unesco “A cidade que educa e transforma”.


TEMA: A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DE UM PROJETO DE CIDADE.

LOCAL: Online 

ID da reunião: 955 1513 4530

Senha: 127484

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