ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARTES E INDÚSTRIAS CRIATIVAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM INVESTIGAÇÃO E GESTÃO DO DESIGN 

Esta Pós-Graduação permite aos seus formandos adquirir competências de pesquisa para enfrentar novos projetos de pesquisa aplicada em design, a nível profissional ou académico. 


PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E COMUNICAÇÃO DE UM PROJETO DE DESIGN APLICADO - MENTION IN RESEARCH 

Esta pós-graduação permite aos formandos administrar as suas competência profissionais para desenvolver as competências académicas / de pesquisa necessárias para enfrentar a gestão de um projeto aplicado para posteriormente comunicá-lo ou publicá-lo de maneira científica. 


PÓS-GRADUAÇÃO EM ILUSTRAÇÃO DE NARRATIVAS VISUAIS PARA A INFÂNCIA

Com uma forte componente de prática laboratorial, esta Pós-Graduação capacitará o estudante com competências técnicas, culturais e artísticas, socioprofissionais e com conhecimentos em áreas específicas ligadas ao mundo da ilustração infantil.

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO  (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação em Administração e Gestão em Educação pretende formar profissionais que assumam a direção e gestão de estabelecimentos de educação. É destinada a quem pretende ser capaz de avaliar contextos, situações, programas, processos e produtos educativos com vista a melhorar a qualidade dos projetos educativos.


PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS

A Pós-Graduação, ao saber teórico junta o saber fazer pela experimentação da arte de narrar, ficando mais próximo das suas emoções, das suas memórias e das suas falas. Neste campo privilegiado de criação com a palavra viva, toma consciência da sua cumplicidade com a narrativa quando a partilha com os diferentes públicos, em diferentes contextos.


PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR (CANDIDATURAS ABERTAS - Entroncamento)

O objetivo geral da Pós-Graduação é a aquisição de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, de forma a qualificar profissionais para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de intervenção em indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEF). Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e de consultoria na área da Educação Especial. 


PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO OUTDOOR 

Esta Pós-Graduação oferece a possibilidade de educadores, professores e outros agentes educativos especializarem-se na Educação Outdoor, (re)conhecendo as suas potencialidades, benefícios e diferentes abordagens para adequar o currículo nacional, orientações curriculares e aprendizagens essenciais, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo a prática em pedagogia e metodologias que fundamentam o Ensino Outdoor.


PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL APLICADA 

O Curso de Pós-Graduação tem como competências gerais, o desenvolvimento de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com a intervenção social gerontológica aplicada.


PÓS-GRADUAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES 

A Pós-Graduação visa qualificar para o exercício de funções de organização/dinamização de atividades na Biblioteca Escolar, nomeadamente no âmbito das atuais funções do Professor Bibliotecário.


 

 

ESCOLA DE GESTÃO, ENGENHARIA E AERONÁUTICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM COORDENADORES MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO CIVIL (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação pretende garantir que todos os Coordenadores Municipais de Proteção Civil detenham as competências e conhecimentos de coordenação operacional municipal de proteção civil. Pretende-se também garantir que as competências adquiridas na formação permitam desenvolver as atividades inerentes às funções do coordenador, nomeadamente a prevenção de riscos coletivos relacionados com situações de acidente grave ou catástrofe, assim como a participação no planeamento de atividades de mitigação dos seus efeitos, num contexto de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em risco, ao nível autárquico, nomeadamente ao nível do Planeamento e do apoio à Gestão da Emergência.


PÓS-GRADUAÇÃO / CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE DIRETOR DE SEGURANÇA (CANDIDATURAS ABERTAS)

Proporcionar conhecimentos e competências, que permitam aos participantes desempenhar as funções que legalmente competem aos Diretores de Segurança, previstas no n.º 3, do artigo 20.º, da Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, na sua redação atual.


PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INVESTIGAÇÃO DOS SERVIÇOS ÓTICOS-OPTOMÉTRICOS (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação em Gestão e Investigação dos Serviços Óticos-Optométricos desenvolve as competências de gestão, planeamento e coordenação, que proporcionem aos estudantes os conhecimentos necessários à introdução na gestão de serviços óticos. Paralelamente, adquirirão os conhecimentos necessários para realizar a gestão da ótica desde o ponto de vista económico, financeiro, de recursos humanos, etc.; e permitirá que iniciem no marketing por meio de políticas de preço, produto, distribuição e comunicação.


PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Saúde irá permitir aos participantes conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da gestão de organizações de saúde, capacitando-os para atuarem de forma eficiente e eficaz na administração e gestão de organizações de saúde.


PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (CANDIDATURAS ABERTAS)

A liderança na era digital requer a adoção de novas estratégias e formas de pensar, orientar e de relacionamento com as equipas. A liderança digital requer a mobilização do talento e capital humano e exige também atenção particular aos cenários de tendências, de mudanças e de aceleração da transformação digital. É neste contexto que se impõe a necessidade do desenvolvimento de novas capacidades de liderança nas empresas e organizações que pretendam adaptar-se à Era Digital, à inovação e às novas tendências dos mercados.


PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS NAS 2ª, 3ª E 4ª CATEGORIAS DE RISCO (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação em Segurança Contra Incêndio em Edifícios visa dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam responder às necessidades do mercado e a criar oportunidades de trabalho. Em termos gerais, a pós-graduação pretende oferecer competências técnicas nas áreas de Engenharia e Arquitetura, necessárias à intervenção ao nível da segurança contra incêndio em edifícios e recintos, classificados nas 2ª, 3ª e 4ª categorias de risco. Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos que permitam desenvolver projetos de SCIE, planos de segurança internos, medidas de autoproteção, auditorias de segurança e direção e fiscalização de obra na vertente da SCIE.


PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA VISUAL E TREINO VISUAL DESPORTIVO (CANDIDATURAS ABERTAS)

A Pós-Graduação pretende dar aos profissionais, competências avançadas na área da terapia visual e do treino visual desportivo, através da aquisição de técnicas de diagnóstico e de reabilitação de pessoas com problemas de visão binocular assim como a capacidade de potenciar as capacidades visuais de pessoas que não têm alterações visuais.