Mais de 30 alunos do CTeSP e da licenciatura de Gestão Hoteleira visitaram a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid (Espanha) entre os dias 22 e 24 de janeiro 2020. Uma viagem realizada em parceria com a Fórum Turismo.

No decorrer dos dias da feira, os alunos interagiram com diversos players expositores na FITUR, nomeadamente a Universidade Católica Santo António de Múrcia (UCAM), através da Professora Dolores Quiles, e ficaram a conhecer a realidade das vantagens do Programa de Mobilidade Erasmus.

De forma a um melhor aproveitamento desta feira, foi ainda delineada e executada uma atividade que consistiu na marcação de reunião e visitas com expositores para que os alunos compreendessem melhor toda a dinâmica de uma feira internacional. Esta atividade permitiu que os estudantes de Gestão Hoteleira do ISEC Lisboa adquirissem mais conhecimento, contactos (as pessoas com quem falaram nos stands) e uma maior perceção da dinâmica da feira.

Os alunos em questão investigaram, ainda em Lisboa, as entidades/turismos e privados participantes no evento e marcaram uma pequena reunião, explicando quem eram e ao que iam. Com o contacto feito, deslocaram-se a um determinado continente geográfico e obtiveram a seguinte informação dos interlocutores: porque vão à FITUR, nível/tipo de staff levam (ex: director geral, comerciais), se têm stand ou não e porque razão, valores investidos, retorno esperado, em que outras feiras participam, quais os maiores mercados emissores e que novos mercados buscam, os seus concorrentes e outras informações pertinentes. No final desta primeira reunião, os estudantes tinham de visitar uma outra empresa/instituição noutro continente geográfico indicado pelo primeiro contacto.

Além dos contactos feitos e o saber adquirido com esta experiência internacional, alguns alunos aproveitaram para ver algumas exposições de cariz artístico/cultural, nomeadamente a a Intangibles no edifício Telefónica e a patente no Museu Sorolla.

Confira nas linhas seguintes alguns dos testemunhos de alunos que participaram nesta experiência:

- “Grupo bastante coeso e com metas, objetivos e missão bem definidas. Mostrou-se bastante unido ao alcançar os objetivos. No geral, foi uma experiência bastante enriquecedora, conseguimos perceber como funciona uma feira desta amplitude e deu-nos imenso prazer realizar esta tarefa. Obrigado pela oportunidade.”

 - “Conhecemos pessoas de diferentes culturas, treinámos o espanhol e inglês tanto num ambiente descontraído, como num ambiente mais profissional; tivemos a oportunidade falar com pessoas experientes na área de turismo. Foi uma experiência enriquecedora e positiva.”

 - “Foi muito positivo os alunos do ISEC Lisboa irem com uma atividade proposta, pois fomos a única instituição com tal coisa. De futuro podiam desenvolver mais atividades com os alunos nas feiras de turismo, é benéfico para o enriquecimento curricular dos alunos e para o ISEC Lisboa, pois promove positivamente a instituição. Também seria positivo se, de futuro, os alunos de Gestão Hoteleira (licenciatura e CTeSP) organizassem este tipo de viagens com a supervisão dos professores.”

 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS