O ISEC Lisboa foi forçado a adotar um modelo de ensino/aprendizagem remoto no 2º semestre do ano letivo de 2019/2020, denominado ‘Ensino Remoto de Emergência’, face à pandemia da COVID-19. Como tal e, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, foi desenvolvido e aplicado o Inquérito de Monitorização Pedagógica Intermédia ao Ensino Remoto de Emergência relativo ao 2.º semestre do ano letivo de 2019/2020, entre os dias 14 de abril e 1 de maio. O referido inquérito foi aplicado online, com recurso à plataforma Wufoo, aos estudantes do 1.º e 2.º ano de Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), 1.º, 2.º e 3.º ano de Licenciatura, 1.º e 2.º ano de Mestrado e, 1.º ano de Pós-Graduação, tendo sido obtida uma taxa de resposta aproximada de 21%.

A maioria dos inquiridos considerou os métodos apresentados adequados (57%), tendo o ISEC Lisboa analisado de forma detalhada as respetivas respostas abertas associadas e, numa perspetiva de melhoria contínua, introduziu alguns dos aspetos mencionados como ações de melhoria no âmbito do seu SIGQ, por forma a prestar um apoio e serviço mais direcionado, procurando ir ao encontro das necessidades e expectativas dos seus alunos. Globalmente, o grau de satisfação com as alternativas adotadas nas Unidades Curriculares, face à pandemia da COVID-19, foi muito favorável, evidenciando-se pelos 78% de respostas positivas recebidas nesse sentido (Figura 1).

Figura 1 - Nível de satisfação global com as alternativas adotadas nas Unidades Curriculares, face à pandemia da COVID-19

Os resultados obtidos revelam que a qualidade da resposta dos docentes quanto à transição da modalidade de ensino presencial para ensino à distância foi adequada, com falhas mínimas ou aceitáveis (51%), tendo sido apontadas como principais dificuldades enfrentadas por parte dos alunos, no processo de ensino-aprendizagem à distância, a gestão do tempo de estudo, a conciliação da vida pessoal/profissional com a aprendizagem a dificuldade na organização de objetivos de aprendizagem (Figura 2).

Figura 2 - Principais dificuldades, sentidas pelos alunos, no processo de ensino-aprendizagem à distância

O ISEC Lisboa continua diariamente a trabalhar para proporcionar aos seus alunos uma dinâmica de ensino-aprendizagem com qualidade, não cedendo às incertezas que se anunciam nos tempos vindouros, procurando adaptar-se à nova realidade que globalmente todos vivemos.

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS