Dia 19 de maio terão lugar duas sessões de apresentação e esclarecimento do Movimento “Transforma Portugal”, por videoconferência, às 11h30 e às 17h00.

Esta sessão tem como objetivos:

- Apresentar o Transforma Portugal e, em particular, a hipótese de micro-financiamento;

- Apresentar alguns projetos que têm sido submetidos ilustrando, desse modo, a variedade de âmbitos de atuação e o tipo de despesas financiadas;

- Incentivar a apresentação de candidaturas, demonstrando as mais-valias curriculares em termos de competências profissionais adquiridas e, também, pessoais no desenvolvimento de projetos desta natureza.

Para participar, basta enviares a tua inscrição, até ao dia 18 de maio de 2021, às 13h00, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com as seguintes informações:

 - Nome

- Hora da sessão escolhida (11h30 ou 17h00)

- Se és ou não voluntário do GRS do ISEC Lisboa

 

 

MOVIMENTO “TRANSFORMA PORTUGAL”

 

O Movimento “Transforma Portugal” (www.transformaportugal.pt) pretende mobilizar e apoiar os estudantes do ensino superior no desenvolvimento de respostas de voluntariado e intervenção cívica com foco nos problemas gerados, nomeadamente, pela pandemia Covid-19.

Para isso foi desenvolvida uma Plataforma de voluntariado e intervenção cívica que permite o encontro entre necessidades e as disponibilidades de quem deseja ajudar, e é proporcionado apoio ao Micro-empreendedorismo cívico através do financiamento e divulgação de ações de estudantes que contribuam, a nível local, para dar resposta a problemas gerados e/ou agravados pela pandemia Covid-19.

A iniciativa foi lançada pela Forum Estudante, em parceria com a Transforma Brasil e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Agência Nacional Erasmus+, da Fundação La Caixa e da Missão Continente, e de outras instituições.

A equipa responsável por esta iniciativa acredita que o desenvolvimento de micro-projetos pelos estudantes (do ensino superior) lhes permitirá desenvolver muitas das competências valorizadas pelo mercado de trabalho - trabalho em equipa, pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, comunicação interpessoal e em público,... - o que, certamente, lhes vai conferir vantagem competitiva no momento de acesso, para além de (e acima de tudo) beneficiarem muitas pessoas que estão a necessitar de apoio neste momento particular.

São já mais de uma centena de projetos que encontraram, através deste apoio financeiro, maneira de ir para o terreno e apoiar uma série de beneficiários: desde projetos mais complexos, como concertos solidários feitos à janela de pacientes oncológicos, a projetos mais simples de aquisição de álcool gel e máscaras para famílias carenciadas e sinalizadas enquanto tal.

O prazo para apresentação de candidaturas ao financiamento termina já no próximo dia 31 de maio, no entanto, os projetos em si podem iniciar-se após esse dia, desde que as ações estejam concluídas antes do final deste ano. Vale a pena apresentar candidaturas, ainda que não pareça fantástica: o Transforma consegue garantir o apoio necessário à submissão e/ou acertos às candidaturas até 31 de maio.

As candidaturas devem ser apresentadas, no mínimo, por 3 estudantes do ensino superior (qualquer ciclo de estudos), mas as equipas dos projetos podem ser formadas por elementos de outros graus de ensino. 

As respostas de voluntariado têm sido bastante aclamadas pela comunicação social, além de o próprio Eng.º António Guterres sublinhar que os voluntários têm estado "na linha da frente" de muitas das respostas sociais, médicas (sensibilização para redução de contágios), necessárias nesta altura.

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS