A freguesia do Lumiar acolhe o ISEC Lisboa há vários anos e foram muitos os estudantes que passearam na Quinta das Conchas nos intervalos entre aulas, mas como será no futuro?

Foi com base nesta relação de proximidade que a Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas convidou os alunos do CTeSP de Marketing Digital a potenciar o Lumiar, dotando a freguesia de qualidades distintivas para uma cidade do futuro.

Numa pesquisa sobre a qualidade de vida urbana e a realidade da freguesia do Lumiar, os estudantes identificaram problemas e apresentaram várias soluções para tornar o Lumiar num dos pontos mais tecnológicos e interativos da cidade. Os projetos apresentados contribuíram para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Ao longo de quatro meses foram desenvolvidos quatro projetos, todos com foco no futuro. O projeto 1, “Greensafe”, foi realizado pelas alunas Beatriz Oliveira, Marta Reis e Sofia Pinto, e visa trazer mais segurança ao Parque Quinta das Conchas e Lilases através de uma aplicação para smartphone, a instalação de câmaras de videovigilância e a criação de quiosques digitais.

O projeto 2, intitulado de “Nosso Lumiar”, dos alunos Amy Puri, Ondina Marques e Rita Ribeiro, desenvolveu uma plataforma de apoio a pessoas com mais de 65 anos. Os habitantes que usufruíssem desta plataforma teriam direito à entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade, acompanhamento em pequenas deslocações na freguesia, entre outros apoios úteis para o público-alvo.

“MovelTelheiras”, projeto 3, destaca a importância do contacto social em espaços urbanos e foi realizado pelos alunos Francisco Pires e Nuno Carvalho. Com um público-alvo bastante alargado esta iniciativa visa estimular um estilo de vida ativo junto de todas as faixas etárias, promovendo assim aulas de atividade física gratuitas para os moradores da freguesia.

O 4.º projeto apresentado pelos alunos de Marketing Digital foi “Lumi Up”, da autoria de  André Alves, Dinis Pereira e Rúben Antunes, uma “rede social” para estimular os pequenos negócios e cativar as pessoas para sair e aproveitar a freguesia ao máximo.

Este projeto de investigação, orientado pela coordenadora de curso, a professora doutora Manuela Maia, permitiu a todos os participantes analisarem de forma crítica a freguesia do Lumiar e também o seu próprio futuro. Um desafio muito bem executado pelos alunos do CTeSP de Marketing Digital.

Pode consultar a apresentação dos Projetos no link:
https://issuu.com/ecaic_iseclisboa/docs/final_4ideaslumiar_web

GCI | DEZEMBRO 2021

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS