CICLO DE SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO EM E@D - SESSÃO 4, DIRIGIDA PELA PROFESSORA DOUTORA FILOMENA SOARES

 

No passado dia 15 de março, pelas 17h30 decorreu, via Zoom, a 4ª sessão com o tema "Flipped Classroom - Ferramentas, Processos e Estratégias'', dinamizada pela Professora Doutora Filomena Soares, docente no Instituto Politécnico do Porto.

Nesta sessão, foi debatido o tema das Mudanças no Sistema Educativo impulsionadas pela utilização das tecnologias, tendo sido abordado em maior detalhe o Modelo Educativo Aberto e centrado no estudante, Flipped Classroom – ensino invertido.


Com este método pretende-se capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos fora da sala de aula, tornando o regime presencial de ensino dedicado sobretudo a atividades ou resolução de problemas, assegurando uma maior autonomia aos estudantes no seu processo de aprendizagem.

Um dos vários exemplos apresentados foi o Projecto MatAtiva, o qual visa apoiar e melhorar a educação matemática através de uma plataforma de aprendizagem online, que permite ao estudante aprender ao seu ritmo. De acordo com a autora, isto permite considerar as diferenças no tempo de aprendizagem, garantindo que todos têm uma oportunidade justa de aprender, através do ritmo que lhes é mais conveniente.

Foram discutidas as várias vantagens do Método de ensino Invertido, que, de acordo com a autora, possibilita ao aluno a revisão dos conteúdos pedagógicos independentemente da hora e local de acesso, assim como permite tirar partido do tempo em aula para o desenvolvimento de atividades colaborativas e envolventes, sempre na companhia de um docente. Contudo, foi referido que estas vantagens não estão isentas de desafios, que decorrem do próprio método de ensino, que necessita de tempo para a planificação dos materiais para garantir uma lógica mais interativa, mas também de fatores inerentes às tecnologias de suporte, como acesso físico a computador e internet de banda larga estável.

Este debate permitiu abrir portas à discussão de um tema muito atual, oferecendo novas perspectivas sobre como a tecnologia pode apoiar o processo pedagógico e ir ao encontro das necessidades, sempre em mudança, do sistema educativo.  

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS