Os Encontros de Proteção Civil’22 foram organizados pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa. Decorreram, simultaneamente, no Campus do Lumiar e online, nos passados dias 28, 29, 30 e 31 de março, onde se debateu a atualidade do setor da proteção civil.

No dia 28 de março, primeiro dia do evento, esteve em cima da mesa o tema "Alterações Climáticas - Acreditar num Planeta Sustentável" durante a 4th Annual Conference on Civil Protection & Science, sob a coordenação do Engenheiro Paulo Gil Martins.

A Conferência abriu com uma mensagem da Dra. Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Administração Interna, seguida da intervenção da Professora Doutora Maria Cristina Ventura, Presidente do ISEC Lisboa e do Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica.

As Alterações Climáticas e as suas implicações nos Incêndios florestais, no Ambiente Urbano e Ordenamento do Território, e na Erosão Costeira foram temas visados nos três painéis deste primeiro dia.

Uma das afirmações que sobressaiu destes debates, partilhada pelo Dr. João Verde, da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com os presentes, foi que "O planeta vai continuar, connosco ou sem nós, temos de nos adaptar”.

Para o Professor Catedrático José Luís Zêzere, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, estamos já hoje “numa situação de emergência climática, sendo que o clima hoje já é diferente de sítio para sítio, e no futuro será diferente. O clima é uma entidade incrivelmente dinâmica que está em mudança.”

Referindo-se à erosão costeira, a Professora Doutora Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, afirmou que “já perdemos 12 km de costa com o fenómeno da erosão”, informação que foi reforçada pelo Dr. Celso Pinto, da Agência Portuguesa do Ambiente, ao afirmar que “perdemos cerca de 13% da linha de costa nacional desde 1958 a 2020”.

A adesão ao evento a nível online e presencial, neste primeiro dia foi notável, comprovando o interesse e a necessidade de se abordar estes temas.

GCI | Abril 2022

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS