O segundo dia do evento Os Encontros de Proteção Civil’22 organizado pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa, decorreu no dia 29 de março e foi preenchido com as Jornadas Nacionais dos Serviços Municipais de Proteção Civil, superiormente coordenadas pelo Professor Doutor Manuel João Ribeiro.

A abertura contou com o Doutor Manuel João Ribeiro, docente do ISEC Lisboa e  com o Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Engenharia, Gestão e Aeronáutica, que salientou que “todos temos direitos na Proteção Civil”.

O primeiro painel abordou a Articulação do Serviço Municipal de Proteção Civil (SNPC) com os serviços do município, e os desafios e constrangimentos daí decorrentes. Luís Carvalho, dos Serviços Municipais de Proteção Civil da Amadora, deu o mote dizendo que “anteciparmo-nos ao risco e à catástrofe é o maior desafio”.

O segundo painel debruçou-se sobre a dupla função de coordenador municipal de proteção civil e comandante de bombeiros, refletindo sobre as vantagens e inconvenientes que daí advêm. Rui Nogueira, dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Viseu, lançou no ar a questão: “é possível ser coordenador e comandante de bombeiros ao mesmo tempo?”. A fechar o painel, Marco Martins, dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Óbidos frisou que "o conhecimento é inútil se não soubermos usá-lo".

Professor Doutor Manuel João Ribeiro e o o Engenheiro Paulo Gil Martins fecharam estas Jornadas com o agradecimento a todos os oradores convidados e a todos os participantes presentes na sala e on-line.

GCI | Abril 2022

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS