No passado dia 06 de abril, pelas 17h30 decorreu, no auditório Gustave Eiffel, a 5ª sessão com o tema "O que a rádio nos ensina sobre formação?'', dinamizada por Carla Rocha. A apresentadora da Rádio Renascença debateu sobre o desafio da Comunicação Remota, partilhando 5 sugestões da rádio para a Comunicação.

De acordo com a apresentadora, para uma boa comunicação remota é fundamental um planeamento prévio assim como uma estrutura clara (abertura, desenvolvimento, e um fecho) por forma a captar a atenção do público e a mantê-lo envolvido ao longo da exposição. Como segunda sugestão, Carla Rocha refere a necessidade de “um bom programa conter variedade e dinamismo”, que permita quebrar a rotina. Com efeito, garante a locutora, que para manter o envolvimento, é necessário ser mais entertainer e criativo, envolvendo as pessoas, tirando partido do seu comportamento e do que nos rodeia para elevar a comunicação, o que remete para a sua terceira sugestão “Tudo o que acontece no mundo à tua volta é material que deves usar”. Como quarta sugestão a apresentadora de rádio e CEO da “Academia Fale Menos Comunique Mais” convida ao storytelling, através da premissa “Queres criar ligação? Conta mais histórias!”. Segundo a autora, é importante criar imagens na mente dos ouvintes, tirando partido dos milhares de anos de evolução que levam a que uma boa história, capaz de criar empatia, altere a nossa química cerebral, através da postura corporal, contacto visual, cadência e expressões faciais do Comunicador que geram emoções e sentimentos na audiência, levando ao foco da atenção no que está a ser dito e no modo como é transmitido. Humanizar os nossos conteúdos é, assim, um aspeto fundamental para alcançar o público, o que nos leva à sua sugestão final de “Sorrir quando falas”.

 

Embora num ambiente digital, Comunicação remota é necessariamente uma ação humana pelo que também podemos gerar emoções, atitudes e comportamentos à distância!

Abril 2022

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS