No contexto dos seminários de formação em E@D, teve lugar, no dia 22 de abril, pelas 17h30, uma vez mais no auditório Hélder Pita, a 6ª sessão, desta vez dedicada à temática "Como comunicar para grandes audiências'', conduzida por Santiago Lagoá, apresentador na TVI com formação em teatro e comunicação. Este partilhou com os participantes sugestões e pistas sobre como comunicar para uma audiência, mesmo que esta não se encontre fisicamente presente.

Santiago começou por destacar a importância de estabelecer ligação empática com a audiência, “quebrando o gelo” inicial que resulta do desconhecimento entre as partes. Sendo esta uma ação assente na interação entre pessoas, este sugere uma abordagem progressiva, que pode iniciar-se, e.g., pelo questionar de nomes na plateia, sorrir ou pedir ajuda quando não consegue recordar uma parte da exposição, usando como mecanismo de ação para chegar aos Outros o Humor, a Energia e a Boa-disposição.

O apresentador refere, porém, que o orador deve evitar ser demasiado expansivo, de modo a passar naturalidade no processo de comunicação e a não perder o foco da audiência. Como dica específica para os docentes, começar com perguntas fora da matéria a lecionar permite criar ligação com os alunos (e.g., “Como passaram a semana?”), sendo que, na preparação das aulas virtuais, simular o tempo de resposta da audiência permite ao professor ter uma noção mais clara dos tempos de reação e, desse modo, assegurar naturalidade na transmissão da mensagem.

Por fim, Santiago refere um dos aspetos essenciais da Comunicação, fundamental para a construção de uma ligação real com a plateia: saber ouvir. Escutar o convidado ou o aluno é transmitir-lhe, direta ou indiretamente, que é importante para quem está a discursar, assegurando a sua atenção e consequente envolvimento. O orador, fiel aos seus princípios, conduziu a sessão com boa-disposição e dinamismo, levando a uma forte interação do público, o qual se mostrou visivelmente agradado com a comunicação.

Este foi a última sessão da 2ª parte do Ciclo dedicado às Metodologias e Práticas de Comunicação como resposta aos desafios de um Ensino a Distância. O próximo Ciclo terá início a 14 de junho, com a sessão 7, no Campus Académico do Lumiar, conduzida pelo Professor Doutor Leonardo Springer, docente do ISEC Lisboa, com o tema “Metodologia de aprendizagem ativa Design Thinking”.

Abril 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS