Decorreu no passado dia 28 de maio, no Campus do Lumiar, o Seminário - Educação Inclusiva: Perspetivas e Práticas. A iniciativa foi promovida pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa e organizada pela Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e pelos respetivos docentes.

Este seminário foi direcionado aos profissionais que trabalham no contexto de Educação e teve como oradores principais o Professor Joaquim Colôa, que debateu o tema “E se não me apetecer falar de Educação Inclusiva?”, e o Professor Vítor Cruz, que apresentou o tema “Estará a Educação Inclusiva a ser Exclusiva?”. Durante a manhã decorreu ainda o lançamento do ebook “Problemas Emocionais e Comportamentais na Escola – Teoria e Prática” do autor Joaquim Colôa, em parceria com o ISEC Lisboa.

 

Este dia contou também com apresentação e discussão dos seguintes casos práticos: Desconstruir adequações curriculares não significativas e significativas; Intervenção pedagógica: diferenciar para a efetiva participação; DAR vida ao PEI; Autoconceito profissional: Desafios atuais; e Dislexia. As Comunicações Orais recaíram sobre os seguintes temas: Inclusão e colaboração no ensino profissional; Intervenção: reflexões e propostas; e Avaliar para incluir: Acomodações e adaptações. Estas apresentações pretenderam incentivar a análise e discussão de casos práticos e de temas numa perspetiva de investigação-ação.

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes deste Seminário, bem como aos docentes, oradores e moderadores e à equipa de suporte ao evento, só juntos foi possível concretizar e tornar este evento numa experiência enriquecedora."


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS