O ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa está a participar no projeto de I&DT “POPIRIM: Population involvement on risk management and mitigation - Testing in small communities”, com os contributos da Professora Doutora Ana Paula Oliveira e do Professor Doutor Manuel João Ribeiro, da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica.

O projeto, aprovado em abril de 2022 por um período de 2 anos, é financiado pelo Conselho da Europa. O projeto é coordenado pelo centro de investigação português CERU (Centro Europeu de Riscos Urbanos). Participam no projeto outros dois centros de investigação: o CUEBC (Centro Universitario Europeo per i Beni Culturali), da Itália, e o CERG (Centre d’Etudes et d’Essais), da França. De Portugal participam ainda o ISEC Lisboa, o IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e o SMPC (Serviço Municipal de Proteção Civil) de Odivelas.

 

O projeto visa testar a participação pública na governança e redução do risco de desastre em diferentes comunidades que apresentam suscetibilidades a um ou mais riscos, em diferentes países. Em Portugal, será aplicado a uma zona periférica da cidade de Lisboa, localizada no concelho de Odivelas. Em Itália, será aplicado à cidade de Almafi, localizada sob penhascos íngremes na costa sudoeste de Itália, salientando riscos no edificado. Em França, será aplicado à cidade de Barcelonnette (Alpes do Sul), que apresenta características de forte suscetibilidade a deslizamentos, inundações e terremotos. Nas três zonas selecionadas para o estudo, a comunidade residente é composta por estratos sociais de baixos rendimentos, que apresentam vulnerabilidades várias. Neste quadro salientam-se as camadas mais jovens, crianças, e grupos etários mais elevados, idosos, para além, também de indivíduos e família, chegados recentemente a esses territórios, não se encontrando adaptadas aos fatores de risco existentes.

 

Com este projeto pretende-se caracterizar o conteúdo social da área, nas suas componentes demográficas, socioeconómicas, urbanas e culturais, de forma a, em associação com os perigos presentes na região, identificar as principais vulnerabilidades sociais e perceções que se constroem sobre estes tipos de risco por parte da população residente. Através deste levantamento e diagnóstico, pretende-se construir um programa formativo e informativo dotando os cidadãos das condições e ferramentas necessárias para atuar no campo da redução do risco de desastres, de forma a adequar o seu comportamento e promover as políticas públicas de resiliência local.

 

Com este projeto espera-se (i) identificar os principais riscos e vulnerabilidades locais bem como as capacidades sociais existentes, (ii) definir mecanismos locais de participação pública na gestão de sua segurança, (iii) realizar exercícios de formação para a população sobre a gestão dos principais riscos.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS