No seguimento dos seminários de formação em E@D e enquadrada no ciclo “Metodologias de Aprendizagem ativa”, teve lugar, no dia 22 de junho, pelas 17h00, via zoom, a 7ª sessão educativa, dedicada à temática "Design Thinking”, conduzida pelo Professor Doutor Leonardo Springer, docente do ISEC Lisboa.


O Professor Springer iniciou a sessão com boa-disposição, ilustrando a necessidade de ter bem presente o Design Thinking na conceção de produtos ou serviços, através da exibição de um excerto do filme da famosa série cinematográfica “Madagáscar”. Com efeito, esta metodologia é um poderoso processo de resolução de problemas que tem como base conceptual a compreensão das necessidades não satisfeitas do cliente, visando a sua resolução de um modo claro e eficiente. Dessa perceção deve emergir um processo de inovação que engloba o desenvolvimento de conceitos, a aplicação da criatividade das equipas envolvidas, prototipagem e experimentação, com vista a validar, empiricamente, junto de utilizadores ou potenciais utilizadores, as ideias desenvolvidas no fluxo de trabalho. Com efeito, quando as abordagens concetuais e metodológicas do design thinking são aplicadas às empresas, a taxa de sucesso da inovação melhora substancialmente.


Respondendo ao auditório, sendo um método que procura uma relação funcional do humano com a técnica, é perfeitamente possível, de acordo com o Professor Springer, que possa ser aplicado nos processos educativos, independentemente do regime de leccionamento escolhido (presencial, remoto ou híbrido). Com efeito, segundo o comunicador, somente através da consideração global dos produtos/serviços e o público-alvo é possível responder adequadamente aos anseios e necessidades deste, captando-o e gerando engajamento que se traduza em mais-valias para quem fornece o serviço. Este aspeto fundamental torna o seu uso nas práticas educativas muito relevante, pois só através da criação de envolvimento, funcionalidade e feedback construtivo é possível motivar os alunos para um processo de aprendizagem que, pela sua natureza, exige sempre esforço e atenção dos envolvidos.


O orador conduziu a sessão com simpatia e dinamismo, interagindo com o público e debatendo com este ideias-chave no processo, facto muito apreciado pelos ouvintes. Fechamos este ciclo com a sessão descrita, retomando o Ciclo formativo no próximo ano letivo. Agradecemos pela vossa companhia e participação, esperando ver-vos em breve!

 

JUNHO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS