O ISEC Lisboa recebeu, a 28 de junho, a visita da Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa.

A agenda contou com uma breve reunião com a Presidente e Vice-presidente do ISEC Lisboa, o Presidente da Universitas, bem como com o Diretor da EGEA e os Coordenadores do Curso de Gestão Autárquica.

 

Seguiu-se o Seminário, "Desenvolvimento, Coesão e Fundos Comunitários" no âmbito dos cursos de Gestão Autárquica do ISEC Lisboa, que teve como oradora a Ministra da Coesão Territorial.

 

A Professora Doutora Ana Abrunhosa começou o seu discurso agradecendo o convite e realçando o trabalho desenvolvido pelo ISEC Lisboa em benefício do ensino superior e da investigação, evidenciando também o papel fundamental que assume na comunidade e no território onde se insere. De seguida abordou o facto de a coesão ser um problema nacional e não apenas de alguns territórios tendo ainda referido a necessidade de estratégias territoriais diferenciadas, a importância dos autarcas e a possibilidade das juntas de freguesia poderem candidatar-se a fundos comunitários no próximo quadro. Para além destes temas foi ainda debatido o tema da descentralização e do caminho que o governo está a fazer junto dos municípios e das 21 delegação de competências previstas na lei, bem como o acompanhamento com a DGAL dos resultados que vão sendo obtidos com total transparência, esperando que o processo continue na transferência de competências dos municípios na juntas de freguesia.

 

No final, a Ministra da Coesão Territorial, respondeu a algumas questões colocadas por alunos e professores do ISEC Lisboa, representantes da AR e do poder local e empresas convidadas.

 

O evento contou com a presença de vários deputados, nomeadamente a Dra Isaura Morais, a Dra. Maria Emília Apolinário, a Dra. Irene Costa, o Dr .João Montenegro e o Dr. António Topa Gomes, presidentes de Câmara de Junta de Freguesia, representantes de associações e de empresas.

 

Foi sem dúvida uma palestra de destaque e enriquecedora para todos os presentes, principalmente para os estudantes da Licenciatura de Gestão Autárquica da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica.

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes.

 

JUNHO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS