No dia 23 de junho de 2022, no âmbito das Conferências da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica - ENCONTROS DE PROTEÇAO CIVIL’22, teve lugar no ISEC Lisboa uma palestra sobre “MANAGEMENT OF REFUGEES FROM UKRAINE WAR”, proferida pelo Major Major Rafal Matuszkiewicz, na qualidade de “Head of Chemical and Ecological Rescue Department of The Main School of Fire Service, Varsóvia, Polónia”.

 

Recebido pela Presidente do ISEC Lisboa, a Professora Doutora Cristina Ventura e pelo Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, o Major Rafal Matuszkiewicz relatou, na sua palestra, o como a Polónia tem atuado na gestão dos refugiados da Ucrânia, desde o primeiro dia da ofensiva russa na Ucrânia. Referiu também todos os programas e apoios que têm sido implementados/aplicados pela Polónia para os refugiados ucranianos. Num relato pessoal, descreveu o seu envolvimento e ações levadas a cabo, a título pessoal, no apoio ao povo ucraniano.

 

Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada pela Doutora Ana Paula Oliveira, na qual participaram a Doutora Constança Urbano de Sousa, Professora Universitária, e o Major Rafal Matuszkiewicz. A Doutora Constança Urbano de Sousa referiu que em poucos dias a UE acolheu mais de 3 milhões de pessoas carecidas de proteção. Considera, portanto, que a UE está a reagir de forma humanista e solidária à crise de refugiados ucranianos, o que infelizmente contrasta com o pouco apoio que a UE dedicou aos refugiados sírios em 2015, quando também eles fugiam de uma guerra. A UE, pela primeira vez, ativou o instrumento da proteção temporária, que existe desde 2001, estando os Estados-membros, assim, a cumprir a sua obrigação. Segundo a Doutora Constança Urbano de Sousa, esta obrigação dos Estados-membros não é apenas jurídica, é também uma obrigação moral e, sobretudo, civilizacional de acolher e proteger seres humanos, sem qualquer discriminação de raça, do género ou da religião.

 

A visita do Major Rafal Matuszkiewicz decorreu no âmbito do programa Erasmus+ e incluiu ainda uma reunião com a Diretora da DGID na qual se discutiram possíveis colaborações futuras de investigação.

 

JULHO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS