O ISEC Lisboa recebeu, a 21 de outubro, a visita da Sra. Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A agenda contou com uma breve reunião com a Presidente e Vice-presidente do ISEC Lisboa, o Presidente da Universitas, bem como com o Diretor, o Gestor do Departamento de Administração e Autarquia da EGEA e uma docente em representação do Curso de Gestão Autárquica.

Seguiu-se o Seminário, "CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS" no âmbito dos cursos de Gestão Autárquica do ISEC Lisboa, que teve como oradora a Ministra da Agricultura e da Alimentação.

Maria do Céu Antunes começou a apresentação salientando a sua experiência como autarca para realçar a importância das políticas públicas na proximidade com os cidadãos e como forma de resolver os seus reais problemas. A Agricultura e a Alimentação geram e potenciam uma economia muito importante nos territórios.

A sra. Ministra da Agricultura e da Alimentação, referiu ainda que “para educar uma criança é preciso toda uma aldeia”. O trabalho em rede com o conhecimento é assim decisivo no processo de identificação de tendências e necessidades novas alimentares. "É preciso perceber o que queremos consumir”, salientando a importância do ISEC Lisboa na identificação dessas necessidades.

O triângulo Pessoas, Economia e Ambiente são segundo a Ministra da Agricultura e da Alimentação a CHAVE para enquadramentos das políticas públicas neste sector, salientando mesmo na sua intervenção: "As políticas económicas e ambientais a nível local são fundamentais para o nível global”, do geral para o particular (local).

Referiu ainda alguns dados sobre a nossa autonomia alimentar e sobre as estratégias de produção e processos inovadores como a produção de arroz e outros, inovação necessária para produzir o necessário mantendo a sustentabilidade dos recursos para as gerações futuras, aproveitando a inovação e a capacidade para ser economicamente viável mas ao mesmo tempo ambientalmente sustentável, equilíbrio esse que só politicas públicas podem assegurar para as gerações futuras.

Foi sem dúvida uma palestra de destaque e enriquecedora para todos os presentes, principalmente para os estudantes da Licenciatura de Gestão Autárquica da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica.

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes.

GCI | OUTUBRO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS