Realizou-se no passado dia 28 de outubro, o seminário “A GESTÃO DE RISCO E O ENVOLVIMENTO DAS POPULAÇÕES”. Neste seminário foram apresentados os objetivos do projeto POPIRM e alguns resultados preliminares da 1ª fase da sua realização.

O projeto POPIRIM (Population involvement on risk management and mitigation - Testing in small communities), desenvolvido em parceria com o CERU, ISEC Lisboa, IGOT e Câmara Municipal de Odivelas (CMO), pretende investigar a relação que existe entre os processos perigosos que afetam o bairro da Encosta da Luz (Odivelas) e as perceções e comportamentos dos residentes na forma como lidam com esses processos perigosos. Pretende-se, como resultado, a sensibilização e envolvimento da população na sua própria segurança, em articulação com as autoridades locais. Este projeto, inserido no âmbito do Programa Cidades Resilientes, ao qual a Câmara Municipal de Odivelas se associou, pretende desenvolver mecanismos de informação pública, sensibilização e formação das populações, de modo a capacitá-las a lidar com os riscos existentes na sua área de residência.

Estiveram presentes no seminário investigadores e bolseiros do projeto POPIRIM, vários membros da CMO e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Odivelas, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Encosta da Luz, representantes da Junta de Freguesia da Pontinha e Famões e da Junta de Freguesia de Odivelas, o Diretor da EGEA do ISEC Lisboa, docentes e estudantes do ISEC Lisboa.

Os organizadores do seminário, Doutora Ana Paula Oliveira e Doutor Manuel João Ribeiro, agradecem a todos os presentes. E agradecem, também, à equipa do GCI e do Apoio Informático do ISEC Lisboa pelo apoio e colaboração. Os agradecimentos são extensíveis à equipa da EPGE do Lumiar que confecionou e serviu os coffee breaks e os almoços.


GCI | NOVEMBRO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS