No passado dia 16 de novembro decorreu no ISEC Lisboa um seminário sobre "Assédio Moral e Sexual – Realidades que se (Com)batem". O evento foi moderado pela Dra. Romana Madeira, coordenadora dos Recursos Humanos e estiveram presentes a Dra. Maria Rosário Fidalgo da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, o Dr. Daniel Cotrim da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e o Doutor Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa.

Cada orador abordou o tema principal partilhando as suas perspetivas. A Dra. Maria Rosário Fidalgo começou por apresentar a missão da CITE afirmando que o principal objetivo é promover a igualdade e a não descriminação entre o género feminino e masculino no ambiente laboral e na formação profissional, colaborar na aplicação de disposições legais e convencionais nesta matéria, bem como as relativas à proteção da parentalidade e à conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal, no setor privado, público e cooperativo. Apresentação disponível AQUI.

 

O segundo orador, o Doutor Rui Fonseca, cujo tema se centrava essencialmente no assédio sexual na área do ensino, apresentando as diversas formas de como este pode existir em contexto educacional, como evitar o agressor e as consequências. Durante a sua intervenção afirmou que “o assédio sexual em meio escolar é encarado como uma experiência disruptiva” e, consequentemente, pode levar ao abandono escolar. Apresentação disponível AQUI.

 

O Dr. Daniel Cotrim, membro da APAV, iniciou o seu discurso definindo o assédio sexual e importunação sexual e que comportamentos os distinguem. De seguida apresentou um inquérito realizado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta - sobre a existência de Assédio na Universidade de Coimbra onde é afirmado que 94% dos inquiridos já sofreram assédio ao longo do seu percurso académico. O orador afirmou ainda que o assédio é “uma forma de violência de género” e que pode ter impacto enorme na vida das vítimas. Para concluir, abordou as reações das vítimas afirmando que estas mudam consoante o género e quais as estratégias utilizadas afim de evitar o agressor ou o local.  Apresentação disponível AQUI.

 

No final do seminário, os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e debater o tema.

 

O ISEC Lisboa reconhece a importância do tema e a agradece a todos os presentes.

 

GCI | NOVEMBRO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS