A revista, Executive Digest, publicou, no passado dia 17 de novembro, um artigo de opinião redigido pela Vice-Presidente do ISEC Lisboa, Tânia Carraquico.

“Um Ensino Superior que se deve ajustar às necessidades atuais de estudantes e empresas” é o título da peça e retrata, segundo Tânia Carraquico, o panorama atual sobre a relação entre o ensino superior e a empregabilidade de jovens recém-licenciados. Recorrendo a estatísticas oficiais, a Vice-Presidente do ISEC reforça que, Portugal ao ter uma taxa de desemprego de 15,9%, torna-se numa “séria ameaça ao desenvolvimento e crescimento económico e à estabilidade social” embora ressalvando que o ensino superior ainda é uma mais-valia, uma vez que a taxa de desemprego dos licenciados rondou os 4% em 2021.

 

A Vice-Presidente do ISEC Lisboa apresenta várias soluções que podem ajudar ao combate do desemprego jovem e, sobretudo, ao papel do ensino superior a combater o mesmo afirmando “a existência de um desajuste entre a oferta formativa colocada no mercado pelas instituições de ensino superior, os desejos dos estudantes e as necessidades desse mesmo tecido empresarial.” As soluções propostas passam, sobretudo, pela capacidade do ensino superior e sua oferta formativa se ajudar à economia e necessidades atuais. Começa por sugerir “trazer as empresas e a indústria para dentro da instituição, como forma de garantir a adequabilidade da oferta formativa às suas reais necessidades”. Acredita também é fundamental existir uma envolvência das empresas na oferta educacional de modo a antever as necessidades e propor um currículo o mais completo e ajustado possível.

 

A Vice-Presidente do ISEC Lisboa, Tânia Carraquico, reforça a importância da atualização da oferta formativa e dos seus currículos para responder às necessidades das empresas. Afirma também que desta forma “as instituições de ensino superior darão resposta às necessidades da economia, mas também aos anseios dos estudantes, que procuram, não só a empregabilidade, mas também novos desafios”.

 

Pode ler o artigo na íntegra AQUI.

  GCI | NOVEMBRO 2022

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS