Decorreu hoje, dia 5 de dezembro, o primeiro dia da Sustainable Week, iniciativa criada pelo ISEC Lisboa no âmbito do projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico "Viva os Objetivos! A Agenda 2030 no ISEC Lisboa" que visou a discussão e reflexão sobre os avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nas Instituições do Ensino Superior em Portugal.

 

A sessão de abertura ficou a cargo da Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura que abordou, essencialmente, o papel do Ensino Superior como modelo de sustentabilidade. “O Ensino Superior tem um papel crucial na difusão da sustentabilidade e na criação de mentalidades para favorecer as ODS”. A Presidente do ISEC Lisboa afirmou, ainda, que no Ensino Superior apenas existem 53 cursos diretamente ligados com o desenvolvimento sustentável ou com a sustentabilidade – 5 licenciaturas, 38 mestrados e 10 doutoramentos – o que corresponde apenas a 1% da oferta formativa do Ensino Superior.

 

A primeira palestra teve como tema principal “A sustentabilidade no transporte aéreo” e foi conduzida pela Professora Doutora Maria Emília Baltazar, coordenadora do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo do ISEC Lisboa. Foram discutidos vários temas ligados diretamente ao impacto da indústria aeronáutica, nomeadamente o impacto dos combustíveis e as respetivas emissões de CO2. Para contrariar esta realidade, a Professora Doutora Maria Emília Baltazar apresentou várias soluções para mitigar esta realidade e para que a aviação seja cada vez mais sustentável.

 

A sessão da manhã ficou encerrada após a presença de Rita Cruz, Responsável no Planeamento Marca e Gestão de Projetos de Sustentabilidade do Grupo Auchan. O tema debatido foi o desperdício alimentar e como o Grupo Auchan o pretende mitigar. Abordou as políticas adotadas pela empresa bem como as opções disponibilizadas pela cadeia de supermercados para combater esta realidade – a presença na aplicação Too Good To Go, a criação das Birdbox’s, entre outras iniciativas.

 

Em simultâneo com as palestras, aconteceu o Workshop “Plant Based Food – No Waste Food” protagonizado pela Sofia Magalhães, autora do Blog da Spice, onde foi abordado o tema do desperdício alimentar e partilhadas dicas para a sua redução. Os participantes puderam “colocar a mão na massa” e experienciar uma nova realidade.

 

A tarde ficou marcada pela presença da Engenheira Alice Ferreira, Departamento de Bioenergia do LNEG, que apresentou o potencial das microalgas e os diversos contextos em que estas atuam – alimentação animal, agricultura, cosmética e saúde, biocombustíveis. De seguida, decorreu a sessão de apresentação do livro “Alimente-se sem Deixar Pegada” pela Professora Doutora Cláudia Cordovil. O livro alia a sustentabilidade à cozinha em que o seu principal propósito é reduzir a pegada de azoto através da confeção de receitas e foi escrito pela Professora Doutora Cláudia Cordovil, pelo chef Diogo Noronha e pela Dra. Helena de Herédia.

 

Para fechar o primeiro dia de atividades da Sustainable Week aconteceu ainda o webinar cujo tema principal foi “Boas práticas de sustentabilidade no ensino superior.”

Este primeiro dia da Sustainable Week ficou marcado pela presença de vários oradores e parceiros em que demonstraram que é possível ser sustentável em diversas áreas.

 

Poderá acompanhar todas as iniciativas propostas para esta semana AQUI.

 Dezembro | GCI

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS