O segundo dia de Sustainable Week começou com a apresentação da Professora Doutora Ana Maria Paramés e Isabel Baltazar cujo tema se intitulava “Boas Práticas em Educar para a Sustentabilidade”.

 

A Professora Ana Maria Paramés demonstrou como identificar o problema ambiental no âmbito da educação e a planificar uma intervenção didática desde o pré-escolar através da promoção de ações para reduzir a pegada ecológica. Em seguida, a Professora Isabel Baltazar apresentou vários projetos pedagógicos desenvolvidos pelos seus alunos da Licenciatura em Educação Básica no âmbito das ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. No final da sua apresentação afirmou que “é a partir da primeira infância que devemos agir para prevenir no futuro” realçando assim a importância de elucidar os mais novos para os problemas climáticos.

 

No decorrer do dia e, em simultâneo com as palestras, decorreu o Mercado de Trocas e a iniciativa More Than Words (oferta de livros usados) que pretendeu incentivar toda a comunidade a reutilizar e dar uma nova vida aos objetos que já não utilizam e à doação dos mesmos.

 

Neste dia contámos também com a presença dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária do Agrupamento de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho que nos deram a conhecer a sua produção de legumes sustentáveis e, com a presença da Escola Nacional de Bombeiros, que vieram partilhar o seu conhecimento com os nossos alunos.

 

A sessão da tarde começou com o workshop do Diretor da Escola de Biodanza do Porto, Nuno Pinto em que todos os participantes puderam experienciar a Biodanza que promove, essencialmente, a saúde individual do ponto de vista fisiológico, psicológico e existencial. 

 

Neste segundo dia da Sustainable Week, esteve também presente César Henriques, fundador e CEO da marca EcoX. Esta empresa promove a sustentabilidade através da reutilização de embalagens de óleo alimentar usado para que estas possam ganhar uma nova vida e serem utilizadas para outros fins. A EcoX trata o óleo alimentar usado e, a partir deste, é criado um novo produto – detergentes ecológicos.

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes pelo interesse demonstrado e acredita que todos conseguimos ajudar a que o nosso planeta seja mais sustentável

 GCI | DEZEMBRO 2022

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS