O terceiro e último dia da Sustainable Week  do ISEC Lisboa, decorreu no passado dia 7 de dezembro e foram abordados temas como o Design Sustentável, as Carreira em Sustentabilidade, a Sustentabilidade aliada à Tecnologia e a apresentação do projeto do projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico "Viva os Objetivos! A Agenda 2030 no ISEC Lisboa.


A sessão da manhã do último dia da Sustainable Week abriu com a conferência “Eco Design – Desafios para o Presente” com o Professor Doutor Fernando Miguel Marques, docente no ISEC Lisboa, e Professor Doutor David Camocho, docente da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e Industrial Design for Sustainability and Circular Economy do LNEG. A apresentação de Fernando Miguel Marques incidiu, sobretudo, na relação entre design e sustentabilidade, abordando várias medidas que podem ser tomadas para que este se torne mais amigo do ambiente. David Camocho reforçou que “é necessário apostar na reutilização de materiais porque são cada vez mais escassos” afirmando que “we don’t have a waste problem, we have a design problem” ressalvando que “o designer tem de ser inovador” e que esse “é o ponto de atuação”.


Em simultâneo, decorreu o Escape Game: A sustentabilidade é mais que um jogo! Onde os participantes puderam explorar o tema da sustentabilidade através de jogos, adivinhações e enigmas. Estiveram em jogo 9 equipas, num total de 37 participantes. A equipa vencedora foi dos alunos da Licenciatura em Design e Produção Gráfica.

Ainda da parte da manhã decorreu o Repair Café, atividade que promoveu o arranjo de eletrodomésticos antigos ao invés de os substituir. A mensagem chegou à comunidade académica que prontamente aderiu à iniciativa.

A sessão da tarde foi iniciada pela palestra “Carreiras em Sustentabilidade” pela dra. Ana Maria Medeiros,  coordenadora do GIAeAE - Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Aluno e o GAP - Gabinete de Apoio Psicológico no ISEC Lisboa, e por Gianpiero Iacovelli , formado em antropologia, e assistente de projeto no Clube Intercultural Europeu que nos veio falar do Projeto Geração Azul, cujo objetivo é inspirar e cativar  jovens entre os 15 e 29 anos a seguirem uma carreira sustentável numa das áreas em crescimento da Economia Azul, através da criação de recursos e conexões.

 

De seguida, iniciou-se a conferência “Green Cloud” com Ricardo Santos Belo da NTT Data onde se abordou o tema da sustentabilidade aliado à tecnologia. O termo “Green Cloud” é utilizado para descrever a utilização de práticas e tecnologias ambientalmente sustentáveis na conceção, implementação e operação de sistemas de computação em nuvem. Ricardo Santos Belo afirmou que, com a crescente necessidade das empresas armazenarem dados na “cloud” significa que, o aumento de energia, o fabrico de hardware, servidores e dispositivos de armazenamento têm um impacto ambiental negativo. As tecnologias “Green Cloud” podem ser a solução para que o impacto no meio ambiente seja mais positivo.

Para encerrar esta semana, as Professoras Ana Paula Oliveira e Ana Maria Paramés apresentaram o projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico "Viva os Objetivos! A Agenda 2030 no ISEC Lisboa e a Agenda ODS – ISEC Lisboa para 2023 ressalvando que iniciativas como a Sustainable Week são uma mais-valia para a consciencialização de medidas que promovam o meio ambiente.

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes, à organização e parceiros pelo empenho e interesse demonstrado ao longo dos três dias.



GCI | DEZEMBRO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS