No passado dia 25 de novembro realizou-se mais uma conferência inserida no ciclo de Conferências EGEA. Como convidada esteve presente a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), Maria Teresa Almeida.

 

Antes da apresentação, a oradora reuniu-se com a Presidente do ISEC Lisboa, Maria Cristina Ventura, com o Coordenador do curso de Gestão Autárquica, o Professor Doutor Carlos Guterres e com a Professora Doutora Elizete Jardim com o intuito de debaterem o tema da Sustentabilidade nas Autarquias e a relevância do mesmo para ser abordado no curso de Gestão Autárquica.

 

Na sua intervenção, a Presidente da CCDR LVT apresentou o Programa Regional de Lisboa 2030 (PRL 2030) dando ênfase às propostas que integram o PRL 2030 contribuindo assim para o desenvolvimento urbano da Área Metropolitana de Lisboa. Entre as medidas propostas estão a implementação de ações de eficiência energética na administração local, nomeadamente a colocação de painéis solares, o aproveitamento da água e a utilização de materiais renováveis.

 

Relativamente à adaptação das alterações climáticas, a Presidente da CCDR LVT reforça que é necessário otimizar a água no meio urbano, a arborização, os parques e a introdução de corredores verdes urbanos. Reforça ainda que, é imperativo melhorar os materiais da Proteção Civil, particularmente os sistemas de resposta rápida, os equipamentos e a monitorização. A conservação da natureza, a biodiversidade e o património cultural são temas de grande importância para todos os municípios e poderão ser melhorados através da criação de novas funções em espaços verdes, corredores ecológicos e ecologização urbana, isto é, a criação de mais espaços verdes no meio urbano.

 

Embora a Presidente da CCDR LVT afirme que “não é possível acabar com o transporte individual de um momento para o outro”, apresenta as medidas que poderão ser tomadas para mitigar essa forma de transporte. A descarbonização, o acesso universal aos meios de transporte e a intermodalidade são algumas das propostas apresentadas para tornar a mobilidade urbana mais amiga do ambiente.

 

Foram apresentadas outras medidas igualmente sustentáveis ligadas às áreas da inovação e competitividade, regeneração urbana e à reabilitação de espaços urbanos. O incentivo à economia circular, nomeadamente, o consumo alimentar mais sustentável, o aumento da reutilização e a diminuição do desperdício foram outras das soluções propostas. 

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela partilha de informação e demonstração aos alunos que a sustentabilidade é o caminho mais viável para um futuro melhor.

GCI |Dezembro 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS