Sob iniciativa da REDE Know Now Know How do ISEC Lisboa, a primeira edição das TOP TRENDS, cujo tema foi a Hospitalidade, realizou-se no dia 25 de janeiro e foi um sucesso. Como ilustre convidado, num dia em que académicos e parceiros institucionais discutiram o conceito de Hospitalidade e suas tendências, a par com as preocupações e estratégias para o futuro, e que foi lançado o Cluster - Cidades Sustentáveis, Hospitalidade e Turismo, contámos com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. 

 

Nuno Fazenda foi recebido pela Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura, por Pedro Brás, presidente da Universitas, Tânia Carraquico, vice-presidente do ISEC Lisboa e por Paulo Gil Martins, diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, que o convidaram a assinar o Livro de Honra, mas foi já na presença de parceiros, alunos e docentes que o programa deste dia, efetivamente, se iniciou. Coube à Presidente do ISEC Lisboa dirigir as primeiras palavras, dando as boas-vindas a todos os presentes e lançar o tema de discussão. “Propositadamente, esta primeira TOP TRENDS é dedicada à Hospitalidade e ao Turismo, reconhecendo-se assim, simbolicamente, a enorme relevância social e económica destes domínios”, disse. Estes são, inegavelmente, dois sectores com uma "incontestável importância nacional quer pelo seu peso no PIB, pela sua capacidade geradora emprego e pela sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento dos territórios, desempenhando aqui um papel crucial de valorização do interior e de regiões demograficamente mais deprimidas e um papel igualmente relevante no combate à litoralização.”, justificou ainda. Porém, como lado sombra, e sendo o futuro uma preocupação a ter em conta já hoje, a Doutora Cristina Ventura não deixou de fora nem os desafios nem preocupações que estas indústrias, cada vez mais relevantes, apresentam, como “o Sobrepovoamento, o Desordenamento do território, os problemas associados à Mobilidade e Acessibilidade, a Poluição ambiental, sonora e visual entre tantos outros aspetos” que “colocam em causa a qualidade de vida e de vivências das comunidades locais”, que criam a necessidade, uma bastante real, de definir estratégias e políticas para gerir o imparável crescimento do turismo concentrado nas grandes cidades e a consequente pressão sobre os territórios urbanos. 


Seguiu-se o discurso de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que elogiou os temas "críticos" introduzidos pela Doutora Cristina Ventura e lhe agradeceu a oportunidade de poder ter o “enorme gosto de estar no ISEC Lisboa” na estreia deste ciclo de debates. A constatação de que esta “forte comunidade  académica” abrange em oferta de formação várias áreas em concordância com as pastas que assume como Secretário de Estado foi sublinhada de forma elogiosa, e onde a presença de parceiros do ISEC Lisboa teve nota positiva. “Um Instituto que trabalha dentro e fora de portas, que está aberto às parcerias é algo que considero muito, muito, positivo”, sublinhou. “Temos que fazer mais e melhor. Precisamos ter todos a ambição de crescer mais, em valor, e em sustentabilidade. Um turismo mais sustentável, mais inclusivo, mais tecnológico e mais coeso.”, alertou.  


Nuno Fazenda, falou ainda das prioridades definidas pelo Governo para alcançar estes objetivos e a que ocupa o lugar cimeiro são as pessoas - “Porque podemos ter os destinos mais incríveis do mundo para turismo mas a qualidade do serviço depende das pessoas, vai sempre depender que quem presta o serviço, daí ser importante a qualificação dos recursos humanos. A qualificação de recursos humanos na área do turismo tem um grande papel na nossa agenda. Instituições como o ISEC Lisboa dão um grande contributo para isso numa área que é estratégica para o nosso país.”, justificou. O “trabalho em rede e em parceria” que o ISEC Lisboa promove e distingue em ações como a TOP TRENDS teve a  nota de excelência  de Nuno Fazenda. “É de saudar iniciativas como esta, quando as instituições não se fecham sobre si próprias mas que se abrem ao mundo, aos parceiros. E este é um bom exemplo, este Cluster colocado em debate [Cidades Sustentáveis, Hospitalidade e Turismo], em discussão, em interação com os parceiros. Só com o conhecimento juntado de várias instituições e empresas podemos aprender em conjunto, é esta partilha de conhecimento que nos permite avançar. Ninguém sabe tudo sozinho”,  constatou, acrescentando que no nosso país “temos muito talento e quadros muito valiosos, mas falta-nos ter ainda mais. Podemos ter a ambição de ter mais pessoas a trabalhar na área do turismo e com mais formação” rematou antes de se despedir de todos os presentes. “Contamos com o ISEC Lisboa para termos cada vez mais, e melhores, recursos humanos. Desejo-vos os maiores sucessos a todos, pessoais, profissionais e acadêmicos já que estamos numa academia para continuarmos a trabalhar em conjunto. E, da parte do Governo deixo, também, a disponibilidade para ser um parceiro do ISEC Lisboa.”, assegurou o Secretário de Estado. 

 

GCI | Janeiro 2023

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS