No passado dia 10 de fevereiro decorreu, no ISEC Lisboa, um encontro organizado pelo Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA) sob a temática: Sociedades Inclusivas e Sustentáveis. A sessão, aberta pelas Professoras Doutoras Luísa Araújo, diretora do CEIA, e Ana Paula Oliveira, Diretora da Direção Geral para a Investigação e Desenvolvimento, contou com a intervenção dos oradores Patrícia Dias e Nuno Dorotea. 

 

Patrícia Dias, doutorada em Ciências da Comunicação e docente na Universidade Católica Portuguesa, apresentou o projeto Smarter Cities Portugal: Innovation Incubators and Public Entrepreneurs in Times of Decentralization: 9 Case Studies. A oradora explicitou o conceito de Smart Cities e discutiu a forma como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto tem quatro pilares: Sustentabilidade, Mobilidade, Inovação e Participação e foi implementado em vários municípios, entre os quais Lisboa, Cascais, Mafra e Fundão.

 

Por seu turno, Nuno Dorotea, docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apresentou o tema Dimensão Inclusiva do Plano de Transição Digital na Educação. Enfatizou o papel da tecnologia no contexto educativo e as potencialidades que oferecem para  a diversificação de práticas pedagógicas (de ensino e de aprendizagem) e para a promoção de competências digitais necessárias a uma plena realização pessoal e inclusão social dos jovens.

 

Nesta mesma jornada de investigação, o Professor Carimo Rassal, docente no ISEC Lisboa, apresentou o tema A Sustentabilidade Ambiental na Hotelaria: A Visão da Geração Z. Durante a sua intervenção, partilhou o estudo em curso sobre as expectativas da geração Z - os nascidos entre 1995 e 2010 - relativa ao papel da sustentabilidade na hotelaria e práticas de sustentabilidade em unidades hoteleiras.  

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os organizadores, oradores, convidados e participantes a partilha de ideias e a sua presença nesta jornada de Investigação do CEIA.




GCI | Fevereiro 23

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS