Mónica Lameiro, Diretora, Coordenadora e Professora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, Investigadora na TGRAF e Ana do Carmo, professora no ISEC Lisboa, doutoranda em Design e investigadora no TGRAF do ISEC Lisboa, participaram nas 23.ªs Jornadas de Design, em Castelló, Espanha, e contou com a participação dos que são considerados os melhores profissionais do mundo nas áreas das artes e design através de conferências e workshops

 

As duas professoras enalteceram esta experiência tanto a nível académico como humano. Para Mónica Lameiro o “mais relevante destas experiências é por um lado, uma vez que foi uma iniciativa partilhada com outra colega do ISEC Lisboa, o facto de em conjunto podermos articular estratégias de apresentação da nossa instituição e também das temáticas que fomos abordar. Neste sentido foi também uma experiência de trabalho colaborativo” a par com o “facto de percebermos como funcionam outros alunos (os internacionais) fora do contexto das suas aulas convencionais e perceber como reagem quando lhe apresentamos desafios para os quais não estão despertos”, frisou. A diretora e professora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa ministrou um workshop sobre Comunicação de Um Espectáculo de Teatro: Uma exploração a partir do design gráfico, uma temática que foi muito bem acolhida porque os alunos que estavam presentes nunca tinham abordado o tema nas disciplinas que frequentam. Foi interessante ver a sua curiosidade e interesse. Fizeram muitas perguntas e estiveram verdadeiramente empenhados no desenvolvimento do desafio proposto. Enviaram-me as suas propostas e ficámos em contacto”, disse ainda. Outro aspecto que valorizou nesta experiência foi o facto de ter de estar “preparada para falar em espanhol ou inglês a qualquer momento porque nunca sabíamos quem íamos encontrar pela frente. A par de tudo isto, o contacto com outros colegas e a partilha de experiências é verdadeiramente enriquecedor.”, acrescentou. “Fizemos novos amigos e recebemos propostas para ir às suas escolas. Como adoram Lisboa… é possível que nos visitem em breve também”, rematou Mónica Lameiro. 


Por seu turno, Ana do Carmo, professora no ISEC Lisboa, doutoranda em Design e investigadora no TGRAF do ISEC Lisboa, elogiou a recepção durante a visita à EASD Castelló, a oportunidade e a “mobilidade internacional no contexto do programa Erasmus +”. “Foi uma experiência muito interessante, que se tornou ainda mais enriquecedora pelo facto de termos tido oportunidade de participar nas 23 Jornades de Disseny. No primeiro dia, fomos muito bem recebidas pela responsável do gabinete de relações internacionais que nos proporcionou uma visita guiada aos vários espaços de aulas e aos laboratórios. Durante o evento, assistimos às conferências com profissionais, foi-nos possível contactar não só com os estudantes e professores da EASD, mas também com professores de outras nacionalidades, o que nos permitiu a partilha de algumas das nossas práticas e o estabelecimento de novos contactos para possíveis parcerias”, justificou. “Dinamizámos um workshop em que o tema constituía uma novidade para os estudantes - Publicações Interativas com InDesign - e quando terminámos a atividade o feedback foi muito positivo”, acrescentou ainda Ana do Carmo. “Esta experiência foi para mim uma estreia, pelo que recomendo a todos os colegas que assim que tenham oportunidade se candidatem também. Valeu mesmo muito a pena e espero poder repetir a experiência em breve”, rematou a professora.
 GCI | MARÇO 2023

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS