A 5.ª Conferência Internacional de Proteção Civil & Ciência - ICCP&S´23, que decorreu de 28 a 30 de março, no Campus do Lumiar, teve no dia de abertura um painel de oradores de peso para discutir, debater e informar sobre sustentabilidade. A abertura oficial desta conferência, organizada pelo Observatório de Proteção Civil & Safety e pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, a Prof.ª Doutora Maria Cristina Ventura, seguindo-se o Coordenador do Observatório e Diretor da Escola, Engenheiro Paulo Gil Martins. 

O dia 28, que foi dedicado à Sustentabilidade, teve a participação de inúmeros oradores. Carlos Martins, Ex-Secretário de Estado do Ambiente e atual diretor da área de Desenvolvimento de Negócio da AdP - Águas de Portugal falou do tema Alterações Climáticas e a Gestão de Recursos Hídricos em Portugal, Manuel Pinto Abreu, docente universitário e ex-Secretário de Estado do Mar de Salvaguarda, segurança e Sustentabilidade. Luís Capão, Presidente do Conselho de  Administração da Empresa Municipal, Cascais Ambiente debruçou-se sobre o tema Economia Circular/Gestão de Resíduos enquanto Víctor Pereira, engenheiro ambiental e Presidente da Lisboa E-Nova nos fez refletir sobre Cidades: iniciativas circulares e o seu contributo para a neutralidade carbónica. Maria Emília Baltazar, docente do ISEC Lisboa, esclareceu-nos sobre a Sustentabilidade no Transporte Aéreo, enquanto Filipa Marques, Chief Research Officer debateu o tema Recursos Minerais e Sustentabilidade.  

No segundo dia da conferência, onde se discutiu Proteção Civil, estiveram no auditório Hélder Pita alguns dos mais afamados especialistas na área. Krzysztof Zyman, Secretário Executivo do Programa Riscos Maiores do Conselho da Europa para falar do tema Organização e Objetivos do Acordo Europeu e Mediterrânico sobre Grandes Perigos (EUR-OPA) do Conselho da Europa, enquanto Cláudia Narciso Pinto, a coordenadora da equipa de projeto ReSist da Câmara Municipal de Lisboa nos falou sobre a estratégia de Lisboa, neste programa, o ReSist, para que a cidade seja mais resiliente a sismos. José Manuel Mendes, investigador do centro de Estudos Sociais e docente  na Universidade de Coimbra trouxe a debate os Sistemas Vitais, Riscos Sistémicos e Vulnerabilidade Social. Seguiu-se a intervenção de Ana Freitas, chefe de divisão de desenvolvimento organizacional e relações internacionais que falou sobre O Papel do Mecanismo de Proteção Civil da União na Europa e no Mundo para depois Luís Matias, investigador e docente da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa nos fazer refletir sobre A Contribuição dos Cabos Submarino para o Alerta Precoce de Sismos e Tsunamis. A oradora que rematou o dia, Renata Bueno, gestora de resposta a emergência e assistência humanitária na TAP deixou para debate o tema Riscos Psicossociais em Acidentes Aéreos.  

No terceiro e último dia desta conferência, 30 de abril, o tema foi a Segurança Comunitária. O presidente da OSCOT e constitucionalista Bacelar Gouveia falou-nos de Segurança Comunitária, o tema do dia para de seguida Emanuel Luís Caldas, Coronel aposentado, nos falar sobre Mind Safety & Safety - Desafios à Liderança. Pedro Caldas, Comandante da Polícia Municipal de Lisboa falou sobre Contributos da Polícia Municipal de Lisboa para o Sentimento de Segurança: o Modelo de Policiamento Comunitário para depois José Antunes Fernandes,  2º. Comandante da mesma força e docente no ISCPSI, colocou em debate a Organização das Cidades do Séc. XXI - na ótica da segurança. Weronika Jakubczak, docente na Main School of Fire Service, na Polónia, introduziu-nos ao tema Globalização e Gestão de Crise de Cibersegurança enquanto Filipe Pathé Duarte, investigador, comentador de televisão e professor na Universidade Nova de Lisboa optou por escolher falar de Ameaças Híbridas, Redes Sociais e Comunicação de Crise. Foi José Manuel Gonçalves, diretor do gabinete de segurança da Caixa Geral de Depósitos quem encerrou o dia com o tema Modelo de Segurança de Organização no grupo CGD.

Este dia contou com a honrosa intervenção, como oradora, da Secretária de Estado para a Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que optou por, entre outros temas e respostas a desafios da plateia, falar sobre Proteção Civil num Tempo de Ameaças  Híbridas. 

CGC | abril 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS