O diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica lançou livro durante a Conferência Internacional de Proteção Civil. 

Foi após concluir o curso de Auditor de Defesa Nacional, no IDN - Instituto de Defesa Nacional, que o ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Paulo Gil Martins, começou a alinhavar os assuntos, reflexões e conclusões que acabariam por dar forma ao e-book Políticas Públicas de Proteção, Segurança e Defesa Colectivas. O lançamento do mesmo decorreu num cenário que em tudo tem que ver com a obra, rodeado de muitos ilustres que são tanto pares como o alvo a quem esta obra se destina: na 5.ª Conferência Internacional de Proteção Civil & Ciência - ICCP&S´23, da qual o Engenheiro Paulo Gil Martins fez parte da organização. 

Quando perguntamos ao docente do ISEC Lisboa se este livro surgiu de uma lacuna identificada no mercado sobre a temática, responde: “Não há muita oferta nem muita reflexão a nível nacional, ou internacional, sobre a organização dos países em relação à gestão de emergências ou gestão de crises. Não há conceitos comummente aceites sobre estas temáticas nem as ferramentas existentes em Portugal são conhecidas dos políticos, nem muitas vezes dos técnicos. Há uma sensação de não evolução nos conceitos desde a década de 80, nomeadamente em relação ao sistema de proteção civil e à organização do Estado para fazer face a situações críticas. Quando estas aparecem o Estado "inventa" organizações fora do quadro legislativo que muitas vezes está desatualizado e não está sequer integrado”. Sobre o contributo deste e-book, o Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, justifica que este “levanta algumas questões sobre a necessidade de novos e articulados conceitos, novas leituras sobre o que existe e a necessidade de políticos e técnicos conhecerem as ferramentas que têm ao seu dispor, atualmente, sem necessitarem de inventar nada, necessidade de modernização e integração dos vários sistemas, interligação ao nível da informação e necessidade de um novo olhar para os cinco pilares da proteção, segurança e defesa coletiva, no sentido de proporcionar maior segurança aos cidadãos”. Apesar de considerar que é uma obra que se destina a todos, afunila que o público-alvo são “políticos, decisores da administração pública, agentes de proteção civil, administração local, cidadãos, e instituições de ensino superior”, rematou o autor. 

 

Pode fazer o download gratuito ou ler o livro AQUI

GCI | abril 202


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS