Que o nosso fundamental, mas complexo, organismo de segurança social - que suporta um dos principais pilares que tornam o nosso Estado num estado social - é um “bicho de sete cabeças” não é mito, nem sequer para quem lá trabalha num alto cargo. Tiago Preguiça, Diretor-Geral da Direção-Geral da Segurança Social esteve no ISEC Lisboa, no dia 18 de abril, no contexto das Job Talks, e foi precisamente sobre esta complexidade que quis falar ao escolher como tema desta conversa, mais ou menos informal, com a comunidade do ISEC Lisboa - Desconstruir os Mitos Sobre a Segurança Social.


Apesar da constatação, Tiago Preguiça desmistificou muitas das ideias pré-concebidas, e perguntas sem eco que acabam em generalizações, mas que afinal não têm “pés nem cabeça”, tais como: “Terei pensão no futuro?; Para que servem os meus descontos?; A segurança social só ajuda os outros?; O sistema está em falência?”. Todas as perguntas mereceram uma resposta sustentada, como seria de esperar de um expert na área. 


Após cumprimentar os presentes e falar um pouco sobre o seu trajeto profissional, o Diretor-Geral da Direção-Geral da Segurança Social atirou: “Confesso-vos que eu próprio que trabalho no sistema da segurança social desde 2015 tenho muitas dúvidas e muitas questões. Muitas vezes questões que parecem simples importunam-me a mente e por vezes preciso recorrer a muitas cábulas porque muita da informação não a tenho na cabeça portanto, agarrando no desafio lançado, façam-me todas as perguntas que acharem que devem fazer, não tenham receio, eu admito que mesmo na posição que tenho faço perguntas disparatadas todos os dias porque o sistema de segurança social é algo muito complexo, o que não nos permite ter sempre todas as informações connosco”. esta foi a forma de promover a interação com a plateia, causando um debate saudável onde mitos foram quebrados, ideias simplificadas e onde houve espaço até para sugestões. Ah, caso queira saber qual o mito que ficou logo sem esse rótulo…a resposta é sim - quando chegarmos à idade da reforma o Estado ainda terá dinheiro para a pagar, “nem que seja preciso fazer uma recalibragem”. O orador disse ainda que “não trabalharia num sistema se não acreditasse no formato ideológico e filosófico do mesmo, portanto, completamente público e solidário, nem trabalharia num sistema que não acreditasse ter sustentabilidade a longo prazoO que todos os relatórios técnicos nos indicam é que o sistema tal e qual como é pensado e como está hoje em dia a funcionar tem sustentabilidade no futuro. E tem uma vantagem, como é público pode ser recalibrado sempre que seja necessário”, justificou ainda.


Esta Job Talks teve como moderadora Ana Maria Medeiros, coordenadora do GIAeAE - Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Aluno e do GAP - Gabinete de Apoio Psicológico no ISEC Lisboa que procura, em equipa, fomentar a constante a dinamização da área de Inserção Profissional do ISEC Lisboa, ajudando os estudantes da nossa Instituição a descobrir e desenvolver as melhores competências para a construção do seu caminho profissional. 


A seguir à Talk, no auditório Helder Pita, Tiago Preguiça reuniu-se com Cristina Ventura, a Presidente do ISEC Lisboa, e com o Engenheiro Pedro Brás, Presidente da Universitas para a assinatura do livro de honra. Apesar da formalidade do momento, após deixar a sua marca como convidado honroso da nossa instituição a tinta de caneta, a reunião seguiu num tom descontraído entre todos os presentes. 

GCI | abril 2023

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS