A convite da  professora Prokai Piroska da Universidade de Obuda, na Hungria, e ao abrigo do protocolo Erasmus+, o professor Fernando Miguel Marques, ministrou um workshop sobre gravura em tetra pak naquela universidade. O mesmo foi concebido, principalmente, para os estudantes de packaging daquela universidade. 

A gravura em tetra pak é um conceito de ecodesign, a minha área de investigação, que aproveita um desperdício transformando-o e acrescentado valorização a um produto que estava destinado ao lixo. Isto porque o tetra pak é um material compósito, e como tal impossível de reciclar. A única possibilidade é triturar o material e aglomerar com uma cola para fazer um derivado de tetra pak, é isso que faz em poucos países a tetra pak, e o material chama-se tectan”, explicou o professor da ECAIC do ISEC Lisboa. “A gravura é feita desenhando um elemento gráfico na parte de dentro do tetra pak junto ao alumínio e pode recortar o tetra pak, retirar camadas de alumínio ou simplesmente riscar com pontas secas o tetra pak.Depois passar tinta no elemento riscado e calcar uma folha de papel contra o elemento - o resultado será sempre diferente em cada passagem da gravura”, adiantou-nos ainda sobre esta técnica artística. 

 

Após regressar ao nosso país, e ao ISEC Lisboa, o professor foi positivamente surpreendido pelo facto dos trabalhos feitos com os alunos durante a sua visita àquela universidade húngara terem resultado numa exposição, ainda em exibição em Obuda.

GCI | abril 2023

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS