José Guilherme Costa São Marcos, Joaquim Manuel Vieira dos Santos e Pedro Miguel André Pires, diplomados da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil, do ISEC Lisboa, foram agraciados pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, com a medalha de Estado da Ordem do Sacrifício Supremo. A cerimónia oficial de condecoração decorreu no passado dia 25 de abril, em Istambul, capital da Turquia. 

 

O ato solene teve lugar no palácio presidencial e contou com a presença do Presidente e vice-presidente da Turquia, membros do governo da turco, team leaders das equipas internacionais, Embaixadores e/ou representantes das embaixadas de cada país, operacionais da AFAD e dos bombeiros turcos, bom como de outras entidades militares, religiosas e civis.Os três engenheiros operacionais de resgate portugueses integraram a FOCON - Força Operacional Conjunta Portuguesa. A FOCON que apoiou a Turquia e a sua população depois do devastador sismo que provocou mais de 50.000 mortos, foi composta por 52 elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), GNR, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB Lx) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e por seis binómios K9 – esteve mais de uma semana na zona turca de Antáquia/Hatay. Os esforços da FOCON, durante as buscas, levaram ao resgate e salvamento de uma criança turca e de um canídeo.

 

O ISEC Lisboa deixa aqui expresso o seu tremendo orgulho nos três ex-alunos que estão a fazer a diferença, a nível profissional e humanitário, no mundo. 

GCI | abril 2023 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS