O Professor Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, publicou um artigo de opinião sobre educação de infância, no Ponto SJ - o Portal dos Jesuítas em Portugal. “Eu faço parte!” – A importância da participação das crianças, foi escrito a seis mãos, em parceria com a Professora de Educação do ISEC Lisboa,  Rita Brito e Patrícia Dias, docente na Universidade Católica.  

 

Um dos pontos de vista que os autores sublinham neste artigo é a importância de se dar voz e margem de ação às crianças como válidas contribuintes na sua educação e crescimento ao invés de, por as considerarmos frágeis ou vulneráveis, existir a tendência de serem moldadas pelas expectativas ou escolhas apenas dos adultos. Ser vulnerável não é uma fraqueza, pode bem ser o oposto disso.

“As crianças nem sempre têm, na prática, oportunidades de participação ativa no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. Por um lado, isso acontece porque as crianças são, tradicionalmente, consideradas vulneráveis e menos capazes, por não se terem ainda desenvolvido totalmente. Por outro lado, características individuais e sociais, como a cultura, o nível de educação da família e até mesmo o seu rendimento, condicionam as oportunidades de participação, não apenas em aspetos como o acesso a computadores ou o desenvolvimento de competências, mas até mesmo em crenças enraizadas sobre os seus próprios direitos, capacidades e lugar na sociedade.”, pode ler-se num dos trechos deste artigo sobre educação infantil. 

 

Pode ler o artigo completo AQUI.

GCI | maio 2023

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS