No âmbito da UC de Poluição Ambiental do 2.º Ano do Curso de Licenciatura em Energias Renováveis  e Ambiente (L ERA), foram realizadas 3 visitas de estudo. 

A primeira visita de estudo foi à Fábrica de Água de Beirolas, no dia 13 de abril, inserida no  módulo de Poluição da Água, com foco principal nos Processos de Tratamento das Águas Residuais e  Utilização das Águas Residuais Tratadas. 

Dos contactos efetuados, pela docente Lília Alexandre, para a realização desta visita de estudo, resultou  ainda o recrutamento de 4 alunos do 2.º Ano de L ERA para monitores/ educadores ambientais para a  dinamização de atividades na área da educação ambiental e sustentabilidade, nas Fábricas de Água  (ETAR) da Águas do Tejo Atlântico. 

 

No dia 25 de maio visitou-se a Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Regiões  Lisboa e Oeste S.A, no âmbito do módulo Gestão de Resíduos. Esta visita contemplou uma  apresentação do Sistema de Gestão Integrada da Valorsul, seguida de um percurso a pé às instalações  da Central de Valorização Energética, passando pelo Sistema de Tratamento de Gases,  Sala de Comando e Sala das Pontes, com a visualização da Plataforma de Descarga dos  Resíduos entregues na instalação, sempre acompanhado da devida explicação de um técnico. 

Por último, no dia 1 de junho realizou-se uma visita de estudo no âmbito do módulo de Poluição Sonora,  com foco principal na Medição de Ruído Ambiente à dBwave.i - Laboratório de Ruído e Vibrações - ISQ.  Esta visita iniciou-se com uma apresentação de Metodologias de Ensaio, Enquadramento Legal e  Normativo com particular incidência nos ensaios/avaliações de Ruído Ambiente seguida da  Demonstração Prática de Ensaio de Ruído Ambiente.

GCI | junho 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS