O ISEC Lisboa recebeu, no passado dia 6 de junho, a II Conferência Optovisão ISEC Lisboa (COVIL’23), um evento dirigido aos profissionais e alunos de Ótica e Optometria. A abertura da ação foi iniciada pela docente do ISEC Lisboa, Ana Roque, em representação da Coordenadora da Licenciatura em Ótica e Optometria, Clara Pérez.

As alunas de 3º ano da Licenciatura em Ótica e Optometria, Joana Remane e Ashley Teixeira, receberam um certificado de agradecimento, entregue pela Presidente do ISEC Lisboa, a Doutora Cristina Ventura, pela representação da licenciatura nos OptiStudent Awards 2023 com o tema: Avaliação e Comparação das Habilidades Visuais em Usuários Misight® 1-Day vs Outros Métodos de Correção Ótica. As estudantes tiveram ainda a oportunidade de apresentar o seu tema durante a conferência para todos os presentes. 

 De seguida, a Drª Ana Maria Medeiros, Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) do ISEC Lisboa, realizou uma intervenção intitulada “Outros Olhares” que consistiu numa metodologia demonstrativa pela aplicação de uma Dinâmica de Grupo, que envolveu os estudantes, com o objetivo de promover as competências transversais, designadamente:

  • promover o autoconhecimento;
  • facilitar a análise de diferentes visões, pensamento crítico e perspetivas interculturais;
  • desconstruir estereótipos e preconceitos;
  • desenvolver competências de comunicação, integração, diversidade, empatia, capacidade de adaptação e resolução de conflitos;
  • ampliar o worldview e promover a abertura a outros olhares.

A discussão final da experiência vivida na dinâmica, permitiu a partilha de pistas de reflexão que foram ao encontro dos objetivos, a sua transposição para as suas novas experiências laborais dentro de uma cultura organizacional/institucional diferente, de uma nova equipa de trabalho com dinâmicas desafiadoras e/ou até trabalhar num país com uma cultura diferente da nossa, que constitui a consciência e desenvolvimento das soft skills, tão cruciais no mundo laboral e pessoal.

A mesa redonda, cujo tema de debate foi a Miopia - Situação Atual e os Métodos de Controlo, que contou com a participação do Dr. Miguel Ángel Sánchez Tena, optometrista, docente e investigador na Universidad Complutense de Madrid e Dra. Cristina Álvarez Peregrina, Vice-Diretora das Pós-Graduações na Faculdade Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidade Europeia, ao lado de Simão Pedro Silva, Optometrista da Hoya Vision Care e da Ortoptista Inês Bação, da CooperVision. Após as apresentações seguiu-se uma breve discussão e reflexão, onde foram partilhadas várias opiniões sobre como gerir a miopia e os desafios que os profissionais da área da optometria enfrentam.

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes desta II Conferência Optovisão ISEC Lisboa.

GCI | junho 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS