Os estudantes da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil visitaram o centro de operações e o posto de comando operacional instalado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Fátima durante as celebrações do 13 de maio.

Os estudantes puderam assistir “in loco” ao funcionamento do sistema implementado para gestão e resposta a acontecimentos com necessidade de intervenção de forças diferenciadas e todo o suporte logístico inerente à operação criada para esta data/acontecimento. 

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo da ANEPC, responsável pela operação, preparou capacidades de intervenção no que respeita a combate a incêndios, socorro na área da emergência pré-hospitalar, apoio sanitário aos peregrinos, instalação e operacionalização de um hospital de campanha do INEM e a instalação de uma área de apoio de serviços em alimentação, descanso e higiene, combustíveis.

O dispositivo, coordenado pela ANEPC, integrou 350 elementos de várias entidades, de entre as quais Corpos de Bombeiros, Força Especial de Proteção Civil, GNR, INEM, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, Cruz Vermelha Portuguesa e Corpo Nacional de Escutas.

 

GCI | julho 2023

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS