Os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira, docentes do ISEC Lisboa, estiveram na 32ª Conferência anual da EURASHE, e as suas intervenções valeram-lhes a distinção de terem sido dos oradores que apresentaram uma das melhores comunicações naquela conferência internacional. 

A 32ª Conferência anual da EURASHE teve como tema: Competências para a Europa. Esta reunião de experts realizou-se nos dias 8 e 9 de junho na Universidade Politécnica de Bucareste, na capital da Roménia. Os docentes do ISEC Lisboa escolheram falar sobre a temática da Inclusão no Ensino Superior - Lidar com os desafios da diversidade e do multiculturalismo - um dos que têm sido ponto de honra no sistema educativo que o ISEC Lisboa tem implementado e defendido desde a sua fundação. 

A inclusão é uma dimensão inevitável da educação. O crescente foco na inclusão no Ensino Superior (ES) tem sido influenciado por um ideal crescente de democratização do Ensino Superior num mundo global caracterizado pela interdependência de culturas, ideias e economias. A mudança pode ser difícil de conseguir. Para serem verdadeiramente inclusivas, as instituições de ensino superior devem ter as estruturas e dinâmicas internas necessárias para atender às diversas necessidades e potenciais de todos os alunos. No entanto, o ideal de inclusão não pode ser separado da aceitação da diversidade em um mundo onde a igualdade e a diferença devem coexistir.

A nossa sessão de breakout visa promover a reflexão conjunta sobre o papel do Ensino Superior para enfrentar os desafios de inclusão do século XXI. Nossa reflexão será guiada por três questões-chave:  Como cultivar a inclusão sem apagar a diversidade cultural? Como promover educação inclusiva sem doutrinação? Como corresponder a um modelo educativo alicerçado em princípios de igualdade e inclusão em comunidades com diferentes formações e visões do mundo?”,  foram as principais ideias, e ideais sociais e educativos que os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira discutiram e apresentaram neste evento internacional focado na criação, desenvolvimento e implementação de novas competências para a Europa, onde o Ensino Superior tem um papel fundamental.

O ISEC Lisboa felicita, orgulhosamente, a participação e distinção galardoada dos docentes José Reis Jorge e Marco Ferreira além-fronteiras. 

GCI | junho 2023 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS