Decorreu, no dia 6 de julho, o Seminário de Práticas Reflexivas organizado pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e promovido pela Coordenação da Prática Profissional e Supervisionada, no ISEC Lisboa. Este seminário teve como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas da EEDH na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica. Coube Rui Fonseca, diretor da EEDH abrir a sessão para este dia e às docentes Rita Brito e Sandrina Esteves, membros da coordenação prática profissional e supervisionada, apresentarem o programa para este seminário, tal como os oradores convidados e os temas a serem apresentados e debatidos. 

Além das apresentações/comunicações dos oradores convidados, desde orientadores cooperantes, supervisores institucionais e estudantes, este seminário teve também espaço  e tempo para um debate reflexivo sobre o início da prática pedagógica e caminho futuro, bem como as práticas e ferramentas que podem tornar este processo, ou caminhada, mais producente e adequado numa altura em que se colocam em prática os conhecimentos adquiridos, até então, apenas a nível académico.

 

Ana Runa, professora da EEDH do ISEC Lisboa falou-nos sobre Ética na Prática Pedagógica: Reflexões enquanto Maria Tomaz e Augusto Queiroz, formados pelo ISEC Lisboa escolheram o tema: O Estágio como Oportunidade para Crescer e Amadurecer. Seguindo a linha de reflexão de práticas que contribuem para melhorar o início da vida profissional na área da Educação, Elvira Ferreira, Jane Brito, Carla Pereira e Vânia Nóbrega, do ISEC Lisboa, debateram Matemática Nos Primeiros Anos: Desafios dos Estagiários na Planificação das Tarefas. O programa da tarde contou com a oradora Marta Botelho, do Colégio Piloto Diese, que trouxe o tema: Trabalho por Projeto em Creche e Educação Pré-Escolar. Para um prisma reflexivo diferente, de seguida Cátia Rodrigues e Carla Marques escolheram: Tenho um(a) Estagiário(a) na Sala. E Agora?

As docentes Rita Brito e Sandrina Esteves fecharam este seminário com as reflexões finais sobre esta ação inteiramente dedicada às práticas pedagógicas na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica.

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes, oradores e moderadores pela sua participação.

GCI | julho 2023


 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS