O diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, Paulo Gil Martins, escreveu um artigo de opinião publicado no jornal Público intitulado Incêndios florestais: a armadilha da prevenção estrutural.
A publicação aborda um dos desastres mais recorrentes que, anualmente e essencialmente no verão, assola Portugal – os incêndios florestais. O diretor da escola e coordenador da pós-graduação em Segurança Contra Incêndio em Edifícios 2ª, 3ª e 4ª categorias enfatiza que embora o investimento na prevenção dos fogos florestais tenha aumentado, este admite que podem não estar a ser utilizados corretamente.

 

“A floresta não arde sozinha. Sendo a causa principal das ignições as pessoas em 99% dos casos e a natureza em 1% dos casos, pergunta-se: qual deve ser a prioridade?” (…) É necessário não nos deixarmos cair na armadilha da prevenção estrutural e afirmar permanentemente que o objetivo é a preparação das pessoas que necessitam, rapidamente, de alterar os seus comportamentos, de se adaptar a novas realidades, a novos perigos, ameaças e riscos que a própria sociedade humana tem vindo a gerar” afirma o docente do ISEC Lisboa.

 

Pode ler o artigo completo AQUI.

 

GCI | julho 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS