O docente da Licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação do ISEC Lisboa publicou um artigo de opinião no NOVO Semanário. Mestre em Engenharia Civil e professor especialista suportou a sua crónica Reabilitação com Risco Sísmico: o que fazer para evitar uma grave crise, através dos seus conhecimentos académicos, experiência profissional e as novas exigências das câmaras municipais, como já as implementadas pela CML (Câmara municipal de Lisboa), para deixar alguns alertas e medidas sobre o caminho, na sua condição de expert, a seguir na área da reabilitação de edifícios com inclusão de medidas que minimizem danos em caso de ocorrência de sismos. 

 “Não basta reabilitar, tem de se reabilitar de acordo com o edificado e a zona onde se encontra inserido. (...) Torna-se urgente criar condições para o desenvolvimento de relatórios de vulnerabilidade sísmica (algo que, por exemplo, é finalmente exigido pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Programa RESIST), bem como um plano de inspeções técnicas aos edifícios, com o objetivo de identificar as suas características, processos construtivos, estado de conservação, infraestruturas existentes e, em especial, um efetivo reforço sísmico.”, pode ler-se. 

 José Delgado é docente da licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação, e especialista nas áreas de Coordenação de Segurança, Gestão e Fiscalização de Obras, Reabilitação de Edifícios e Monumentos entre outras. 

Pode ler o artigo completo AQUI

GCI | agosto 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS