Entrevistada pela CNN Portugal, a docente Sara Leite, foi desafiada, enquanto especialista de língua portuguesa, a debater o tema da ortografia e oralidade na língua portuguesa abordando os erros mais recorrentes, bem como os seus motivos.

A escritora e coordenadora da Pós-Graduação em Arte de Contar Estórias apresenta algumas causas para tal acontecer “(…) Sara de Almeida Leite consegue encontrar para os erros que cometemos: “a pressa, a distração, que são mais característicos da comunicação imediata (tanto na oralidade como na escrita - se pensarmos nas redes sociais)’. ”

Destaca ainda que, embora a pressa e a distração sejam os fatores predominantes, o desconhecimento é também um fator relevante “E, claro, erramos porque não sabemos como se escreve corretamente. Damos erros por puro desconhecimento. ‘Mas também erramos por preguiça: quando não queremos ter o trabalho de ir investigar, para resolver uma dúvida e quando usamos uma palavra estrangeira em vez de empregarmos o termo vernáculo correspondente. Há um grande abuso de estrangeirismos que revela essa preguiça, sobretudo daqueles que servem para tudo. Como ‘top’. Agora tudo é top!’ (…)”.

 Leia o artigo na íntegra AQUI.

GCI | agosto 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS