Uma das inegáveis novas tendências do Ensino Superior é o EaD - Ensino a Distância. Em Portugal, a implementação necessária, provocada pela Covid 19, abriu o espaço para estender para o futuro a escolha deste regime no Ensino Superior. Foi a propósito desta nova tendência que o docente do ISEC Lisboa, especialista em EaD e eLearning, esteve no Porto, a convite da Reitoria da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, onde deu uma formação ao corpo docente daquela universidade, sobre o tema Do Presencial ao EaD: novas tendências no Ensino Superior.

Esta formação, que aconteceu dia 11, contou com os professores no Centro Universitário do Porto, de forma presencial e online, com a participação de vários professores da Universidade Lusófona, dos diferentes polos desta Universidade. “Foi uma sessão com imensos professores que juntos pretenderam aprender e partilhar entre si sobre pedagogia do Ensino a Distância num verdadeiro ambiente híbrido e participativo”, sublinhou o professor Nuno Ricardo Oliveira. Sendo esta uma das suas áreas de especialidade, estudo e investigação, Nuno Ricardo Oliveira tem-se vindo a destacar como um dos mais conceituados nomes nesta área o que o tem levado a palestrar sobre este tema além-fronteiras. “Nos próximos dias 15 a 18 de outubro irei participar 28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância que é um tradicional evento académico-científico que é promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, investigadores, gestores e outros profissionais que atuam na área da educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida. Neste sentido, fui convidado como orador estrangeiro para a sessão plenária, indo falar nesta sessão sobre A construção de Espaços Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior, área de investigação e de estudo que venho a desenvolver nos últimos anos”, adiantou ainda. 

Após este congresso internacional o professor irá realizar algumas visitas técnico-pedagógicas em São Paulo, no Brasil, a parceiros do ISEC Lisboa no âmbito da CÁTEDRA UNESCO - A Cidade Que Educa e Transforma. Depois, segue-se Colômbia, onde o professor vai à Universidade Simón Bolívar University, em Barranquilla, para dar uma palestra aos docentes desta Universidade no âmbito do Ensino híbrido no Ensino Superior e lecionar um curso modelar aos estudantes de PhD daquela instituição, no âmbito da Ética e Integridade na investigação. Nesta visita, que surgiu devido ao protocolo celebrado entre as duas instituições, haverá ainda a partilha de experiência e conhecimento com diversos departamentos da universidade. 

GCI | setembro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS