Decorreu, no dia 29 de setembro de 2023, a sessão de abertura da 11ª edição do Mestrado em Riscos e Proteção Civil. Os coordenadores do mestrado, Professor Manuel João Ribeiro e Professora Ana Paula Oliveira, fizeram a receção aos estudantes do 1º ano do mestrado. Nessa sessão de abertura esteve presente a Doutora Maria Ana Viana-Baptista, que proferiu a palestra sobre “Sistemas de Alerta de Tsunamis: do tsunami do oceano Índico em 2004 ao tsunami de Tonga em 2022”.

A Doutora Maria Ana Viana-Baptista é Professora no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Professora Convidada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Doutorada em Física-Geofísica pela Universidade de Lisboa e Agregação pela mesma universidade e investigadora do Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Desde 2020 que é presidente do Grupo de Coordenação Intergovernamental para a Implementação do Sistema de Alerta Precoce de Tsunami no Nordeste Atlantico e Mediterrâneo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, e Vice-Presidente da Joint Tsunami Commission da União Internacional de Geodesia e Geofísica. Colaborou com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na implementação do Sistema de Alerta de Sismos e Tsunamis em operação desde 2017.
Participou em vários estudos sobre a Perigosidade da Ocorrência de Tsunamis com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais sendo consultora do Earthquake Monitoring Center da Universidade do Sultão Qaboos, em Omã, para a mesma temática.

GCI | outubro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS