A conferência internacional "Que Cidade para as Crianças?" decorreu no Auditório Hélder Pita, no ISEC Lisboa, no dia 17 de outubro. Co-organizada pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, do ISEC Lisboa, onde marcou presença na sessão de abertura e diretor da EDDH, Rui Fonseca e pelo Urbanólogo, representado na conferência por Madalena Corte-Real. A mesma contou ainda com o cunho da UNESCO, no âmbito de atividades da Cátedra A Cidade Que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa. Esta ação consistiu numa troca de conhecimento, com espaço para debate, com o intuito de contribuir para uma cidade melhor, focada na criança, através da compreensão do cidadão criança de um modo holístico bem como da relação entre a criança e a cidade.

A manhã iniciou-se com a discussão do tema: Cidades Amigas das Crianças. A participação enquanto direito da criança foi seguido da apresentação do Urban 95 Project. A importância da autonomia,  exploração da cidade na infância e mobilidade da criança na cidade foi também um dos momentos importantes de informação nesta temática tão abrangente. A importância das crianças terem um espaço público foi apresentada tanto como um direito como uma necessidade, onde a segurança tem que ser uma prioridade, ocupou o espaço na agenda até ao fim da manhã.

Durante a tarde debateram-se os espaços infantis reservados nas cidades às crianças bem como, novamente, a necessidade de supervisão e manutenção dos playgrounds. A idealização e mostra de espaços de brincar enquadrados na natureza, ainda que num ambiente urbano, em países nórdicos foi dado como um bom exemplo de como é possível alargar os espaços infantis, com uma consciência de enquadramento paisagístico e organização de espaço urbano mais abrangente, saudável e natural. O recreio escolar também foi discutido, sendo feitas comparações e apresentações que mostram os contrastes entre países como o Japão e o Reino Unido, entre outros. O dia foi encerrado com a apresentação do tema que marcou praticamente a agenda de todo o dia, como esperado - Infâncias, Educação e Cidade. 
Esta conferência contou com a participação de diversas entidades e personalidades que se têm destacado por elegerem a criança e o meio como foco do seu trabalho e como tema de investigação, cujas apresentações e partilha de conhecimento enriqueceu todos os presentes.  

GCI | outubro 2023

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS