Realizou-se no dia 21 de outubro de 2023, o seminário “As lições aprendidas com o projeto POPIRIM”. Neste seminário apresentaram-se os resultados do projeto. E, desta forma, contribuiu-se para a sensibilização e envolvimento da população na sua própria segurança, em articulação com as autoridades locais.

O projeto POPIRIM (Population involvement on risk management and mitigation - Testing in small communities), foi desenvolvido em parceria com o CERU, ISEC Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Odivelas (SMPC). Este projeto investigou a relação que existe entre os processos perigosos que afetam o bairro da Encosta da Luz (Odivelas), as perceções e comportamentos dos residentes na forma como lidam com esses processos perigosos. Pretende-se, como resultado, a sensibilização e envolvimento da população na sua própria segurança, em articulação com as autoridades locais.

A sessão de trabalhos foi iniciada pelo Presidente do CERU, o Doutor Manuel João Ribeiro, seguida da apresentação do mestrando em Riscos e Proteção Civil, Raul Oliva, com o tema “Aspetos de metodologia de investigação”, sob a coordenação da Doutora Ana Paula Oliveira.

No segundo painel da sessão o Dr. Fernando Moraes, Coordenador do SMPC de Odivelas, deu a conhecer as atividades desenvolvidas pelo SMPC Odivelas no projeto POPIRIM. A finalizar o seminário, o Doutor Manuel João Ribeiro apresentou os resultados e as conclusões do projeto, seguindo-se de um breve debate. 

O ISEC Lisboa agradece a todos os convidados e presentes que se envolveram nesta ação. 

GCI | outubro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS